O que é big data?

Big data é um termo que ganha popularidade à medida que as empresas percebem a oportunidade de tirar proveito das informações que estão disponíveis, mas desestruturadas, no ambiente online. A esse conjunto de dados grande e complexo é dado o nome de big data.

O uso dos dados permite fazer análises em diversas áreas, como tendências de negócios, qualidade de pesquisa, prevenção de doenças, combate ao crime, monitoramento de trânsito em tempo real.

O desafio para as empresas está na captura, curadoria, armazenamento, busca, compartilhamento, transferência e análise dos dados, que são oriundos de diversas fontes. Por isso, considera-se que, para ser útil, os dados precisam passar pelo crivo dos “5 Vs”: velocidade, volume, variedade, veracidade e valor.

Não confunda
Big data é diferente de data warehouse, que consiste no armazenamento de um grande volume de dados de forma limpa e estruturada, com o objetivo de auxiliar a tomada de decisão de negócios. Por exemplo, o cadastro de usuários de uma rede social é considerado data warehouse.∞

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se