O que é automação de marketing?

Quem atua em content marketing certamente já ouviu (ou vai ouvir) o termo automação de marketing — ou, em inglês, marketing automation.

Conceitualmente, automação de marketing diz respeito a softwares que automatizam tarefas repetitivas, aumentando a eficiência das ações planejadas e reduzindo as chances de erros humanos.

Vamos a um exemplo.

Suponha que sua empresa vá realizar um evento presencial. Primeiro, você faz divulgação por e-mail e por redes sociais. Depois, cria uma página com cadastro para o evento. Então, você precisa enviar lembretes por e-mail aos inscritos. Após o evento, enviará um tipo de mensagem aos participantes e outro aos ausentes. Percebe quantas tarefas foram executadas?

Mas a automação não se restringe a tarefas. Os softwares buscam pinçar conclusões cruzando dados. Suponha que você realizou não um, mas cinco eventos em um trimestre. Além disso, publicou um e-book e realizou um webinar nesse período. O software observará quais potenciais clientes mais participaram desses eventos, e como participaram. O resultado dessa equação é a identificação daqueles usuários mais ativos, que, portanto, estão mais aptos a receber um contato comercial seu.

Entre as soluções automação mais conhecidas no mundo, estão Eloqua, Hubspot, Unica e Marketo.∞

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se