O conteúdo e o native advertising – parte 3

mcdonaldsO último post da série o conteúdo e o native advertising traz um case totalmente fora da curva. A federação dos sindicatos trabalhistas nos Estados Unidos, a AFL-CIO patrocinou uma sessão do portal Upworthy chamada Workonomics, cujo tema principal é o tratamento que as grandes corporações dão aos trabalhadores e à comunidade.

É uma iniciativa bastante ousada de conteúdo, mas bastante assertiva na forma porque o material é produzido com textos curtos, gifs e vídeos engraçados. É o tipo de material que facilita e instiga o compartilhamento. No post sobre o Walmart, por exemplo, a sessão mostra a maneira como o crescimento desenfreado da cadeia de supermercados prejudica o mercado local e não oferece boas condições aos trabalhadores, há um gif que mostra a situação. Outro post ironiza o site de dicas de vida voltado para os funcionários que o McDonald’s criou. Há um vídeo com Ronald McDonald’s, personagem-símbolo da marca, mostrando os conselhos pastante difíceis de segui para quem ganha US$ 7.25 por hora, como tirar férias duas vezes ao ano ou parar de reclamar da vida.

Em entrevista à Advertising Age, o diretor de estratégias digitais da AFL-CIO, explica que o objetivo com a iniciativa não é anunciar a federação ou promover as companhias. É instigar a conversa sobre o que anda acontecendo e de como as pessoas se sentem no dia a dia. O objetivo tem sido atingido, aparentemente.∞

Leia mais


Ana Carolina Barbosa (@ana2302) é sócia e diretora criativa da Cabrun! (@cabrunconteudos), agência de content marketing especializada em conectar marcas e pessoas por meio da gestão de conteúdos. É jornalista, especialista em mídias institucionais e em branding. Tem expertise no mercado de mídia e entretenimento, tendo atuado em publicações voltadas para o mercado audiovisual.

→ Veja todos os artigos de Ana Carolina Barbosa na Tracto.
 

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se