O conteúdo e o native advertising – parte 1

Native advertising é o tema do momento, principalmente entre as agências digitais. O que é, afinal? É uma maneira de anunciar que busca oferecer conteúdo no contexto da experiência do usuário. Dois aspectos são essenciais para configurar o native advertising: é preciso estar totalmente adequado ao look & feel da plataforma em que ele está inserido e é fundamental ser feito como se fosse o conteúdo que o usuário encontra naturalmente na plataforma pela qual ele está navegando e pela qual ele tem interesse.

O que tem de diferente de um publieditorial? A proposta é oferecer conteúdo de forma natural e não-disruptiva. O native advertising não pode ser focado nos produtos ou serviços da marca. É preciso produzir conteúdos informativos, úteis e interessantes.

Não conheço muitos casos brasileiros de native advertising embora já venha procurando há um bom tempo. Uma vez encontrei esse case do HSBC, que me pareceu uma tentativa de native advertising, Na minha avaliação, a iniciativa não agregou nada para os leitores. Sempre que penso em um bom case de native advertising, penso na ação do banco inglês Barclays no site Mumsnet. O banco queria aproximar-se dos pais e mostrar como um aplicativo otimizar o tempo deles com os serviços bancários e produziu alguns vídeos que funcionam como minidocumentários. No próximo post, vou trazer mais alguns cases internacionais de native advertising.

Leia mais


Ana Carolina Barbosa (@ana2302) é sócia e diretora criativa da Cabrun! (@cabrunconteudos), agência de content marketing especializada em conectar marcas e pessoas por meio da gestão de conteúdos. É jornalista, especialista em mídias institucionais e em branding. Tem expertise no mercado de mídia e entretenimento, tendo atuado em publicações voltadas para o mercado audiovisual.

→ Veja todos os artigos de Ana Carolina Barbosa na Tracto.
 

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se