O ciclo de vida do conteúdo de marca

O infográfico abaixo foi produzido pela agência Digital C4, de Portland (EUA), em agosto de 2011, mas os conceitos continuam vigentes. Trata do ciclo de vida do conteúdo produzido por uma marca ― o chamado branded content.

Para ganhar visibilidade, conteúdo de marca precisa ser bem escrito, fluido, dinâmico e compartilhado. O infográfico sugere cinco etapas:

Colete (gather)
Colete dados nos quais a marca tenha interesse. Fique atento a tendências, temas, assuntos quentes, novidades do setor, marcas que lideram e notícias globais. Essas são potencias fontes de informação para seu conteúdo. Essas informações estão espalhadas na internet em pedaços de conteúdo de terceiros. Algumas ferramentas são úteis nessa etapa, como Twitter, Alertas do Google, blogs, Linkedin, Alltop, Stumbleupon, MSNBC.

Faça curadoria
Selecione e organize o conteúdo ao redor de um tema central. Ferramentas úteis: RSS, Delicious.

Escreva
Produza bons artigos. Esteja atento a palavras-chave. Alimente blogs, sites, artigos, papers, FAQs, estudos de caso e outros canais a partir do conteúdo que você tenha criado por curadoria. Nunca plagie! Quando usar ideias ou material de terceiros, dê o crédito e faça o link para a página do autor.

Publique e compartilhe
Diga alguma coisa e faça com que ela percorra os vários canais disponíveis, como redes sociais, Digg, Reddit, Google, YouTube, Flickr, SlideShare, Foursquare etc.

Recicle
Publique e permita que os outros façam curadoria de seu conteúdo.

O conteúdo de marca é o combustível de um programa de content marketing, que engloba alguns conceitos adicionais — sobretudo a aferição de resultados.∞

O ciclo de vida do conteúdo