O artigo no blog é só o começo da sua estratégia de marketing de conteúdo!

O artigo no blog é só o começo da sua estratégia de marketing de conteúdo!

O que você pensa quando ouve falar em marketing de conteúdo? Se você pensa em blogs e artigos, está no caminho certo. Porém não termina aí. Nesse artigo vou explicar como utilizar o conteúdo produzido por você de maneira inteligente, criativa e prática que irá poupar seu dinheiro e tempo, além de oferecer a você um grande retorno sobre o investimento.

Comece por um artigo bem escrito e finalize com todas as possibilidades que gerem conhecimento de marca de diferentes maneiras!

Como muitos de vocês já sabem, a mudança no algoritmo Humminbird do Google deu peso para o engajamento nas redes sociais. Compartilhamentos, curtidas, pins, tweets, etc, passaram a influenciar na classificação das páginas na ferramenta de busca do Google. Hoje o mais importante para SEO é a quantidade de +1 que o seu conteúdo recebe, mas você não precisa abandonar o link-building — ele não deixou de ser relevante. Lembre-se do meu último artigo “Introdução a Social Media Optimization”.

E o que isso tem a ver com o seu conteúdo?
Isso significa que você precisará criar conteúdo visualmente atraente e que será amado, curtido e compartilhado.

Como otimizar o seu conteúdo para redes sociais:

  • Insira uma barra de compartilhamento em redes sociais em seu blog (isso poderá aumentar a “viralidade” do post em 700%).
  • Compartilhe seu texto em todos os lugares que puder (Twitter, Facebook, Google+ etc). Utilize links encurtados (Bitly), isso ajudará a aumentar o engajamento.
  • Use imagens que atraiam o olhar dos usuários.
  • Descubra o que chama a atenção dos visitantes na sua página do Facebook e publique conteúdo que incentive likes. Pense: você compartilharia esse post?

Existem algumas formas de conteúdo que são mais facilmente compartilhadas pelos usuários:

  • Artigos de fácil compreensão, baseados em pesquisas e que interessem a seus leitores.
  • Apresentações no Slideshare. Crie apresentações utilizando o conteúdo de artigos, estudos de caso, pesquisas, etc.
  • Crie infográficos atraentes reutilizando dados de pesquisas realizadas para escrever um artigo.
  • Aproveite os melhores de seus artigos para criar um e-book.

Artigo de blog
Empenhe-se em sempre criar artigos excelentes. Falo de cerca 1.800 palavras ou mais, com conteúdo relevante. Faça pesquisas, consulte especialistas do seu setor, busque dados em infográficos e estudos de caso.

Crie uma série de artigos sobre o mesmo tema durante algumas semanas. Experimente escrever até seis artigos, fazendo uma análise aprofundada sobre determinado assunto. Além de fidelizar os leitores, isso também facilitará a criação de e-books.

Artigos mais longos e aprofundados ainda são valiosos. Não somente para seus leitores, por contribuir oferecendo conteúdo de qualidade, mas eles também serão fontes para você criar novos e criativos formatos.

Ao reutilizar o conteúdo de diferentes maneiras, você valoriza seu trabalho de pesquisa e criação do artigo, além de poupar tempo quando estiver escrevendo.

Apresentações no Slideshare
Você já deve conhecer esse website, mas se ainda não teve essa oportunidade, vai uma breve descrição. O Slideshare é uma plataforma de compartilhamento de apresentações online. Super simples de fazer o upload das apresentações e ainda fornece código para incorporação da apresentação em seu próprio site ou no site de outras pessoas. Além disso a presença de botões de compartilhamento torna o SMO muito mais simples. Não se surpreenda se sua apresentação conseguir um melhor SEO do que o artigo original.

Mas nem todos os artigos que escrever se encaixarão perfeitamente em uma apresentação, muitos precisarão ser adaptados, moldados ao novo formato. Escolha alguns dos seus artigos e transforme-os em apresentações atrativas, explore exemplos, imagens e estatísticas contidas nos artigos para compor sua apresentação. Hospede a apresentação no seu blog com uma breve descrição e compartilhe nas redes sociais.

Relacione-se com Influenciadores
Aproxime-se dos influenciadores de seu setor. Acompanhe seus trabalhos, comente em seus blogs e redes sociais. Eles representam uma porta para alcançar sua audiência e o apoio deles também te dará prestígio entre os leitores.

Todo setor possui influenciadores, você somente precisa encontrá-los (use Klout, PeerIndex ou Kred) e contatá-los. Não tenha receio de entrar em contato. Aproximar-se, da maneira correta, de influenciadores pode aumentar a taxa de leitura de seu blog. Isso aconteceu com a Wishpond, graças a um tweet de Cleyton Torres no perfil de seu blog @midia8.

Ao fazer comentários use o seu conhecimento e dados de pesquisa utilizados para escrever seus artigos. Comente de forma inteligente, concorde, discorde e faça perguntas respeitosamente.

Comentários farão com que o seu nome seja lembrado pelos influenciadores, assim como curtidas e compartilhamentos no Facebook e Twitter. Influenciadores estarão muito mais dispostos a compartilharem seu conteúdo, se souberem que você tem compartilhado os deles também.

Infográficos
Assim como no Slideshare, utilize o conteúdo dos seus artigos para produzir belos infográficos. Utilize as estatísticas para criar conteúdo visualmente atraente e com informações relevantes e interessantes, e melhor, em um formato super simples de compreender.

Infográficos são ótimos para espalhar seu conteúdo. Por serem simples e rápidos de ler, além de bonitos, tornam-se altamente compartilháveis. Geralmente infográficos apresentam melhor engajamento do que artigos e são ótimos para espalhar o conhecimento de marca, pois as pessoas podem facilmente hospedá-los em seus próprios websites, creditando sua empresa.

Se você não possui Photoshop, InDesign ou Adobe Illustrator, não se desespere. Existem vários softwares gratuitos que você pode usar para criar seus infográficos. Experimente Gimp, Info.gram ou Piktochart.

Lembre-se de oferecer seu infográfico como colaboração para outros blogs. Depois de publicar no seu próprio blog, obviamente.

E-book mensal
A criação do e-book compõe a etapa final no processo de reutilização de seu conteúdo. Após produzir em torno de seis artigos sobre o mesmo tema você terá conteúdo e conhecimento o suficiente para oferecer ao seu leitor um guia aprofundado sobre determinado assunto.

E-books são relativamente fáceis de criar. Você pode configurá-los utilizando o PowerPoint e depois exportá-los em PDF. Mas utilizando softwares como InDesign, o seu e-book ficará ainda mais bonito e profissional.

Por ser um conteúdo valioso (você colocou muito tempo e esforço para criar), recomendo oferecer o download em troca de um endereço de e-mail. Crie uma landing page solicitando informações de contato das pessoas interessadas em baixar o e-book. Você poderá utilizar esses contatos em futuras campanhas de e-mail marketing. Lembre-se, esses contatos já são segmentados, o que facilitará o processo de venda de seus produtos e serviços.

Conclusão
Espero ter esclarecido alguns pontos importantes de como você pode poupar tempo reutilizando seu conteúdo de diferentes maneiras. Seja criativo e experimente por você mesmo, veja o que funciona para o seu público. Procure criar uma agenda de publicações. Tente publicar um e-book por mês, um infográfico a cada quinze dias, dois Slideshares por semana e três comentários por dia.


Mariana Reis é especialista em redes sociais e produtora de conteúdo para a Wishpond. A Wishpond desenvolve ferramentas simples para criação de anúncios no Facebook e Google AdWords, landing pages e concursos, além de e-mail marketing e gerenciamento de contatos. Twitter: @MariReis1.

Saiba mais sobre a Wishpond:
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→ Veja todos os artigos de Mariana Reis na Tracto.
 

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