Morte de Eduardo Campos leva Greenpeace a suspender Camarim dos Candidatos

Colocamos na fanpage da Cabrun! da semana passada um teaser do Camarim dos Candidatos, um projeto de vídeos do Greenpeace que faz parte da plataforma Pressione Verde, que pretende ser uma ferramenta para ampliar a pressão da sociedade civil sobre os candidatos nessa eleição.

camarim dos candidatos

Estávamos entusiasmados para acompanhar a atração, que teria 16 episódios pela curiosidade que despertou a combinação dos assuntos humor, política e sustentabilidade, mas, devido à morte de Eduardo Campos, candidato à presidência , em acidente aéreo na manhã desta quarta-feira (13), o Greenpeace decidiu retirar do ar o programa. Temos aí uma lição de sabedoria na utilização dos conteúdos.

Nesta quinta-feira, o site exibia em sua home page uma nota explicativa em tom de luto.

camarin dos candidatos - luto

O projeto deve ter custado caro, estava muito bacana, um roteiro bem elaborado, narrativa feita com bonecos manipulados, bom roteiro (Fernando Salem), boa direção (Tadeu Jungle), boa produção (Bijari), boa trilha. Ou seja, muito dinheiro e uma proposta que tinha tudo para dar certo do ponto de vista do conteúdo, material capaz de atingir os objetivos da instituição, captar assinaturas para a petição que lista uma série de propostas pendentes relacionadas ao meio ambiente que precisam ser solucionadas.

No entanto, aconteceu o imponderável e o Greenpeace teve a sensibilidade de tirar a atração do ar. É também uma lição de sensibilidade no uso de conteúdo. É preciso sempre sentir o movimento natural das coisas e cuidar da adequação das propostas. Satirizar um personagem público que morreu inesperada e tragicamente, não seria de bom tom.∞


Ana Carolina Barbosa (@ana2302) é sócia e diretora criativa da Cabrun! (@cabrunconteudos), agência de content marketing especializada em conectar marcas e pessoas por meio da gestão de conteúdos. É jornalista, especialista em mídias institucionais e em branding. Tem expertise no mercado de mídia e entretenimento, tendo atuado em publicações voltadas para o mercado audiovisual.

→ Veja todos os artigos de Ana Carolina Barbosa na Tracto.
 

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se