Meta para toda empresa é ser reconhecida pelo conteúdo [podcast]

A edição #1 do Podcast Content Marketing Brasil traz um bate-papo com Juliano Rigatti, gerente de Comunicação Corporativa do Walmart Brasil para a Região Sul.

A conversa foi gravada no dia 22 de julho de 2014. O Juliano em Porto Alegre e eu, em São Paulo. Por ser um podcast de estreia, falamos sobre content marketing de uma forma ampla, sem nos focarmos em um tópicos específico.

A trilha escolhida para esta abertura é The World In Front of Me (O Mundo à Minha Frente em português), da Kina Grannis. Afinal, o título da música tem total conexão com a proposta deste podcast.

Destaco abaixo algumas frases do Juliano durante a prosa.

Juliano Rigatti (sépia) - 926x926px

Juliano Rigatti

“Uma meta para toda marca que se aventurar a fazer content marketing é que ela passe a ser reconhecida pela geração de conteúdo.”

“Muitas vezes, as marcas ficam numa zona de conforto. Reduzem sua comunicação apenas à plataforma do Facebook. Isso sinaliza que tem alguma coisa errada. Não pode ser tão fácil assim fazer comunicação.”

“Tenho dúvida se as pessoas acreditam em qualquer informação na internet ou se as redes sociais despertaram nelas a necessidade de se manifestar e opinar. Tenho a impressão de que, quando a informação vai afetar o bolso ou o dia a dia, o senso crítico delas aumenta.”

“O hábito que as marcas têm de falar sobre si mesmas começou a mudar com o controle remoto. À medida que uma marca começa a falar muito dela, o consumidor pode trocar de canal. Isso evoluiu para outras formas de consumo de conteúdo.”

“Podemos comparar uma mesa de bar a esse universo das marcas. Se há um sujeito ali que só fala sobre si mesmo, sem escutar as outras pessoas, a reação natural é você começar a ignorá-lo. Você olha para um ponto vazio, conversa com quem estiver ao seu lado, e não dá mais tanta importância àquela pessoa. Gosto dessa analogia porque é mais ou menos isso que está acontecendo hoje com as marcas.”

O podcast Content Marketing Brasil trará semanalmente um bate-papo bem informal com profissionais daqui e de outros países. Ouça enquanto trabalha, caminha no parque, corre na esteira, dirige seu carro ou em qualquer outro momento em que um podcast puder fazer companhia. Até a semana que vem!∞

Testeira Podcast Content Marketing Brasil em tons de azul - 700x170px

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

→ Siga no Twitter: @tractoBR.
→ Leia os artigos de Cassio Politi na Tracto.
→ Veja o perfil completo de Cassio Politi.
Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se