Jornalistas se encontram em São Paulo para falar sobre grandes coberturas esportivas

Jornalistas se encontram em SP para falar sobre grandes coberturas esportivas

Explorar com eficácia e efetividade as redes sociais e integrá-las a outras mídias, além de acompanhar o processo de organização e cobertura de grandes eventos esportivos, foram os assuntos centrais do Seminário Jornalismo Esportivo: Grandes Coberturas, realizado na segunda-feira (20), em São Paulo.

O evento, promovido pelo Instituto IICS (Internacional de Ciências Sociais) e pela Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo), e apoiado pela Tracto, teve a participação de 80 jornalistas e profissionais de comunicação para trocarem experiências e se prepararem para cobrir a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas e as Paralímpiadas em 2016.

Seminário Jornalismo Esportivo Grandes Coberturas - Carlos Villanova

Os presentes acompanharam na apresentação de Carlos Villanova, diretor de comunicação da Rio-2016, os preparativos para que tudo ocorra dentro do protocolo estabelecidos pelo COI (Comitê Olímpico Internacional). Ele destacou a importância do evento e os benefícios que trará ao Brasil, em especial à cidade-sede.

Carlos criticou, veementemente, a postura da imprensa em relação à cobertura dos preparativos para as Olímpiadas e Paralímpiadas:

“Não estamos preparados para cobrir a Rio-2016; são poucos jornalistas que se propõem a cobrir os projetos e tudo que é feito para colocar um evento desta magnitude de pé, todos estão informando sobre os esportes.”

Villanova salientou a importância de São Paulo na divulgação do evento e atualizou os presentes com números relacionados aos jogos.

“As Olímpiadas ocorrerão em 17 dias com 41 campeonatos mundiais; participação de cerca de 10.500 atletas de 204 países; 25.100 profissionais de mídia credenciados e em torno de 10.000 jornalistas não credenciados; 70 mil voluntários e 8.8 milhões de ingressos vendidos. Após 15 dias, acontecem os jogos Paralímpicos, que terão 22 esportes em 12 dias; 4.200 atletas de 164 países; 7.200 profissionais de mídia credenciados; 30 mil voluntários e 2.2 milhões de ingressos vendidos.”

Leis
Jornalistas se encontram em SP para falar sobre grandes coberturas esportivas - Gustavo DelbinGustavo Delbin, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, elucidou os trâmites legais que tratam dos direitos de imagem e de arena no esporte, com base na Lei 9.615/ 1998 (Lei Pelé), e apresentou o está contido sobre o tema na Constituição Federal e no Código Civil.

“O atleta cede o direito de imagem ao clube que pertence; este, por sua vez, cede à entidade responsável pela modalidade esportiva para que negocie o direito de imagem junto aos meios de comunicação.”

Cobertura integrada
Seminário Jornalismo Esportivo Grandes Coberturas - Luiz PimentelO seminário prosseguiu com a apresentação de profissionais de grandes veículos de comunicação que falaram como os meios digitais são integrados em suas coberturas esportivas. Novos conceitos e estratégias para aperfeiçoar e atender a demanda foram destacados. Houve também criticas a postura jornalística com a utilização da web. É o caso de Luiz Pimentel, diretor de redação do R7:

“A internet propiciou um comodismo do repórter e do veículo de comunicação. Hoje em dia, o jornalista fica muito mais numa redação e sem pró-atividade. É preciso refletir sobre a essência do jornalismo esportivo.”

Seminário Jornalismo Esportivo Grandes Coberturas - Ana BrambillaAo comentar a exploração do Twitter e Facebook, Ana Brambilla, editora de Mídias Sociais da Editora Globo, destacou a missão que a mídia tem em competir com os clubes que utilizam as redes sociais como canal de comunicação com seus torcedores.

“Nós estamos lidando com fontes, que até então, não lidados como concorrentes.”

Ao final do evento, o narrador Milton Leite, do SporTV, e o repórter Fernando Fernandes, da Band, compartilharam sobre suas experiências em grandes coberturas esportivas, os desafios e apuros já vividos na profissão.


Diego MonteiroSobre o autor
Diego Monteiro é jornalista diplomado e pós-graduando em Comunicação com especialização em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Acumula experiência em mídia impressa, web e no ramo publicitário.


Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se