Jornais gratuitos estão em fase decadente na Europa

Um levantamento feito pelo comunicólogo holandês Piet Bakker mostra o ciclo de vida dos jornais diários distribuídos gratuitamente na Europa, como o Metro, que circula também em capitais brasileiras.

O gráfico mostra a quantidade de países, títulos e exemplares que vêm circulando no continente desde 1995. É clara a ascensão até 2007, com queda acentuada após o auge.

Circulacao de jornais gratuitos na Europa

Em seu paper, que pode ser baixado gratuitamente no site do jornal acadêmico dinamarquês Journalistica, Bakker chega à seguinte conclusão:

“Há espaço para esse modelo de notícias e jornalismo, apesar de que provavelmente não será o modelo dominante, e seu espaço parece ser bastante pequeno.

As mudanças no modelo de comunicação no mundo todo têm relação com a possibilidade de as empresas se comunicarem diretamente com seus públicos, sobretudo por canais online. Este é um dos pilares de métodos como content marketing e inbound marketing.∞

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se