Google lança 30 balões na estratosfera para prover tecnologia a regiões remotas

O Google lançará 30 balões de alta tecnologia serão lançados na estratosfera. A iniciativa foi batizada de Project Loon. O objetivo é permitir conexão à internet de lugares remotos. O Google calcula que 2/3 da população mundial não tenha conexão acessível e rápida.

Os balões estão sendo lançados de South Island, na Nova Zelândia. O projeto está em fase de teste. Por enquanto, 60 pessoas têm antenas instaladas em suas residências na região. Quando implantado, cada um proverá sinal de internet para uma área circular com diâmetro de aproximadamente 40 quilômetros.

Os balões são fabricados com plástico de polietileno e, quando inflados, têm cerca de 13 metros de altura. Eles voarão sobre o 40º paralelo sul, a 18.300 metros de altitude ― o dobro daquela em que normalmente transitam os aviões comerciais. Da superfície da Terra, será praticamente visualizá-los a olho nu.

No canal do projeto no YouTube, é possível conhecer mais detalhes do projeto. Um deles, intitulado Project Loon: New Zealand Pilot Test, foi ao ar na segunda-feira (17) e pode ser visto abaixo.∞