Forme uma equipe com descobridores de solução, e não de problemas

Adotei nos últimos anos um critério como sendo o principal na hora de escolher colaboradores, sejam eles fixos ou temporários. Procuro contratar descobridores de solução. Porque de descobridores de problemas, o mundo está cheio.

Reclamar virou ofício. Fazer discurso ou até bravata para criticar o mundo lá fora dá status. Nos corredores, nas redes sociais ou na padaria, sempre haverá alguém pregando como as coisas deveriam ser. O discurso, convenhamos, expressa mais ou menos o que você pensa. Por isso, é justo, coerente, carismático.

No entanto, como gestor, mantenha o dono dessa retórica distante, restrito aos limites do botequim. Não deixe esse hábito entrar em sua equipe. Ele é uma força oposta aos descobridores de solução.

O descobridor de solução é o tipo de pessoa que não encanta a audiência. Em vez disso, às vezes até sugere soluções inexequíveis no calor dos acontecimentos, quando o problema acaba de ser relatado e está em evidência. Nesse cenário, você, como gestor, deve dar atenção à ideia dele. Ainda que não tenha trazido a equação para o problema, terá terá conduzido o foco da discussão para a solução, e não mais para o problema.

O descobridor de problema, ao contrário, marca posição. Quer mostrar que é bem informado. Não se convence da opinião alheia. É aquele perfil típico dos programas jornalísticos de rádio AM, em que os debatedores consideram todos os decisores do mundo uns estúpidos, exceto eles próprios, que nunca tomaram decisão nenhuma no cotidiano de trabalho.

O descobridor de solução não está preocupado em ser lembrado como o autor da solução; ele apenas quer que ela exista. Soluções eficientes não têm um autor, mas vários.

Ter em sua equipe descobridores de solução é tão importante — ou mais — quanto ter profissionais competentes e bem preparados. Contrate pessoas com esse perfil para ter uma equipe forte. Se eventualmente um descobridor de problema brotar, procure persuadi-lo a mudar e ter uma postura pró-ativa. Se não conseguir, livre-se dele.

Afinal, para quem lidera uma equipe, produtividade é o nome do jogo.

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

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