Ferramentas de content marketing: entenda a finalidade de cada uma delas

Quais as finalidades de cada plataforma num projeto de content marketing? E qual a tendência de cada uma delas? Outro dia, o André Rosa e eu nos fizemos essas duas perguntas. Tínhamos as respostas para algumas plataformas mais usadas e, portanto, mais debatidas ― como blog, redes sociais e e-mails. Mas não de forma estruturada e abrangente, como gostaríamos. Criamos, então, a tabela abaixo, que analisa cada tática de content marketing em oito atributos, que são divididos em três áreas:

  • Presença (alcance, audiência e relacionamento);
  • Identidade (brand equity, posicionamento e vendas);
  • Resultados (otimização e análise).

Para cada atributo, foi assinalada uma pontuação de 0 a 4, em que 4 significa força máxima e 0, consequentemente, nenhuma força.

Táticas de Content Marketing 2014 - tabela

A tabela é apenas a introdução do estudo. As finalidades de cada tática, com um palpite sobre o que o futuro reserva para ela, estão reunidas num e-book gratuito intitulado Táticas de Content Marketing: Atributos e Tendências 2014.

Acesso gratuito ao estudo
O download do e-book é gratuito e pode ser feito por este endereço:
http://inscricao.tracto.net.br/downloadfile_ins1a.asp?download_id=3.

Há mais formas de se acessar este conteúdo. Nas próximas semanas, publicaremos trechos do e-book aqui mesmo, no site da Tracto. Além disso, o André e eu lançamos o e-book num webinar, realizado no dia 22, e o transformamos num podcast, que você pode ouvir abaixo.∞

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

→ Siga no Twitter: @tractoBR.
→ Leia os artigos de Cassio Politi na Tracto.
→ Veja o perfil completo de Cassio Politi.
Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se