Ferramenta gratuita ajuda a escolher palavras-chave para uma matéria

Escolher boas palavras-chave para suas matérias e posts é importante para melhorar a visibilidade de seu site ou blog. A pequena técnica de SEO vale especialmente para título e primeiros parágrafos, que é por onde motores de busca, como Google e Bing, começam seu rastreamento.

O Übersuggest, ferramenta online gratuita, ajuda muito na tarefa da escolha das palavras-chave. Vejamos a seguir como funciona.

Você certamente já notou que, ao digitar um termo qualquer no campo de busca do Google, são exibidas sugestões de palavras similares. Tomemos como exemplo o termo “consultoria finanças”. Veja como o Google responde:

Übersuggest 3

As sugestões do Google são feitas com base no histórico de buscas dos outros usuários. Acontece que aparecem apenas algumas sugestões. É nesse ponto que o Übersuggest se torna útil.

Übersuggest 1

O site utiliza as informações do próprio Google, mas organiza os resultados em listas. Ao lançar as mesmas palavras (“consultoria finanças”) na ferramenta, foram sugeridos 50 termos. Em alguns casos, há mais de 200 sugestões.

Übersuggest 2

No exemplo utilizado nesta matéria, parece importante para uma consultoria especificar em seus textos se sua especialidade são as finanças pessoais ou corporativas. É recomendável, ainda, mencionar a cidade em que atua, pois os primeiros resultados trazem Belo Horizonte e Porto Alegre.∞

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se