Facebook: como esconder seus posts de um mala sem precisar bloqueá-lo?

Você certamente conhece alguém que faça o tipo resmungão no Facebook. É aquele sujeito que sempre comenta condenando a sua atitude. Se você fala bem do Tarzan, ele diz que o jacaré sofreu maus tratos. Se você reclama da passeata dos motoboys, ele te chama de preconceituoso. E por aí vai.

Tem também o revoltado. É o cara que é contra tudo e faz questão de deixar isso claro de forma pouco sutil. Você talvez conviva também com o barraqueiro, o político, o vendedor. Aliás, esses perfis foram listados numa matéria publicada pela Tracto em agosto do ano passado.

A questão aqui é: como se livrar deles no Facebook sem precisar bloqueá-los? Afinal, bloquear é uma espécie de agressão. A boa notícia é que existe uma forma sutil de expulsar os malas sem alça de seu ciclo virtual. Eis o passo a passo:

O primeiro ponto é classificar o mala como conhecido:

  1. Entre no perfil do mala.
  2. Logo abaixo da foto de capa (aquela grande, que aparece no topo), você verá o botão Amigos ― que indica que você e o mala estão conectados um com outro.
  3. Posicione o mouse sobre o botão Amigos. Vai aparecer a opção Conhecidos. Marque-a.

Pronto, você classificou o mala como seu conhecido.

A partir de agora, quando você escrever um texto ou foto, você deve selecionar a opção Amigos exceto conhecidos. Essa opção fica disponível ao lado do botão Publicar. Você pode, inclusive, modificar o status de posts anteriores.

Resultado: todos os seus contatos visualizam aquilo que você publica, exceto os conhecidos. Quando o conhecido ― ou mala ― entrar no seu perfil, ele simplesmente achará que você não publica nada no Facebook há algum tempo.∞

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

→ Siga no Twitter: @tractoBR.
→ Leia os artigos de Cassio Politi na Tracto.
→ Veja o perfil completo de Cassio Politi.
Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se