Faça diferente do seu concorrente!

Nos artigos anteriores abordamos a Base da Comunicação (emissor | mensagem | receptor) como itens fundamentais para o seu êxito. E ser bem sucedido nas mídias sociais é conquistar o alcance pretendido em cliques, compartilhamentos, influência nas vendas, branding e outras estatísticas, a depender dos objetivos da empresa.

Com certeza, o correto posicionamento da marca deverá ser, sempre, um objetivo do marketing e da comunicação empresarial, principalmente nas redes sociais, o que requer atenção quanto a estratégia a seguir sob pena de cairmos na “rede da concorrência”.

Mas o que seria estão esta rede? Como diz o dito popular, “o que cai na rede é peixe”. Certo, mas se for um polvo? Obviamente o resultado esperado ficará longe do objetivo esperado. E por que isso acontece nas redes sociais? Vários são os motivos, começando pelo desconhecimento do produto e/ou serviço e seu target. E, como não temos, a exemplo do que ocorre na Publicidade, um órgão auto-regulador, é fácil copiar a concorrência sem que se configure o plágio.

É importante olhar para eles, os concorrentes, mas é fundamental fazer diferente e melhor. Inovar é fator essencial para o sucesso no mundo virtual, onde tudo acontece muito rápido tornando mais difícil conquistar e prender, por um segundo sequer, a atenção do público. Ser diferente e carregado de inovação é o que prende o olhar e o dedo do consumidor. Deles, sai a decisão de compra ou a retenção de sua marca.

É incrível a quantidade diária de mensagens inoperantes decoradas por “bom-dia” e frases de autoajuda que nada agregam de valor ao negócio, produto, persona e nem mesmo à própria mensagem. Onde ficou o posicionamento da marca? E as vendas?

Portanto, quando redigir um post, deixe a emoção de lado e use a razão, exercitando a construção de perguntas estratégicas para alcançar os objetivos reais da empresa. Assim, você começa a colher resultados significativos.


Fernanda Carvalho é especialista em marketing e comunicação. Há 14 anos, trabalha com o mercado têxtil para os segmentos de moda e esportes. Apaixonada por content marketing, é autora do Blog Sportscouture. Twitter: @sportscouture.
 

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