Especialista em marketing digital aponta a diferença entre inbound marketing e content marketing

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As agências de marketing digital têm como principal objetivo oferecer estratégias de soluções online, com o enfoque do crescimento da marca dentro da internet. Atualmente, as estratégias de conteúdo vêm sendo a principal fonte de aumento e visibilidade neste cenário, sendo elas o content marketing e o inbound marketing. Entretanto, no Brasil, apenas grandes corporações investem nesses métodos, já as pequenas e médias empresas ainda resistem em utilizá-las ou até mesmo conhecer a eficiência dessas práticas.

Segundo pesquisa publicada pelo Content Marketing Institute, 92% dos profissionais de marketing B2B usam estratégias de content marketing. Para as empresas B2C são 82%. Com base ainda na fonte, as empresas que mantém seus blogs ativos conseguem gerar 97% mais leads que as demais concorrentes. Contudo, muitas empresas ainda não entendem a diferença dessas práticas de marketing e por falta de instrução, acabam aplicando qualquer método e consequentemente não obtém o resultado esperado.

Diferença entre inbound marketing e content marketing
Algumas pessoas acabam confundindo os conceito de inbound e content marketing, pensando que as duas estratégias se diferem. No entanto, o content marketing é uma estratégia sinérgica ao inbound marketing, ou seja, um complementa o outro.

O termo inbound marketing significa marketing de atração, em que se resume em uma nova abordagem de marketing que tem gerado grandes resultados. Sua estratégia é composta por quatro etapas: atração, conversão, fechamento e fidelização.
O inbound tem como propósito atrair visitantes para o seu site/blog e terminar com um cliente totalmente satisfeito, que tende a promover sua marca de forma espontânea e positiva, gerando novos clientes para o negócio.

Contudo, para gerar grandes resultados, a empresa precisa se dedicar bastante, monitorando os processos com exímio profissionalismo, ações como criação de personas, análise detalhadas, gerenciamento rigoroso nas redes sociais, mensuração das métricas entre outras técnicas. De todo modo, para que tais práticas sejam benéficas, é necessário que um conteúdo relevante e de qualidade seja criado, publicado e compartilhado. É nessa ocasião que entra o content marketing.

O content marketing tem como estratégia transformar as empresas em um canal de comunicação direto com seus clientes. É uma maneira de solucionar as necessidades do seu público alvo sem forçar as vendas. Vale destacar que muitas marcas estão se tornando “publishers”, não tendo domínio de seus canais.

O segredo está em produzir um conteúdo útil e informativo, que agregue valor aos clientes, fazendo este processo ser contínuo e compartilhado por meio de todos os mecanismos — blogs, redes sociais, e-books, entre outros. Em outras palavras, produzir conteúdos atrativos e de qualidade, são o segredo para que o cliente em potencial vá de encontro ao negócio pelo o que é publicado.

Os profissionais de marketing brasileiro utilizam, em média, quinze táticas de marketing de conteúdo adotadas por profissionais do marketing B2B:

Qual a diferença entre inbound marketing e content marketing - gráfico CMI

Por fim nota-se que as estratégias desses dois conceitos de marketing digital são o caminho para atrair novos e relevantes clientes, basta que trabalhem juntos e alinhados gerando os resultados necessários.∞


Ruth Marques é relações públicas e especialista em marketing de conteúdo para a WSI Marketing na internet. A WSI é a maior rede consultoria em marketing digital do mundo, com escritórios em mais de 80 países e 20 anos de existência. A agência desenvolve estratégias em marketing digital, criando soluções patenteadas para auxiliar seus consultores ao redor do mundo a oferecer os melhores resultados e ações online.

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