Empresas não sabem como seus consumidores usam dispositivos móveis

A conclusão do título desta matéria é do relatório intitulado Mobile Marketing Benchmark, publicado pelo MarketingSherpa. Uma das perguntas feitas às 1.300 empresas americanas pesquisadas foi essa: Com que precisão você sabe o grau de utilização de dispositivos móveis de seus consumidores?.

As respostas estão no gráfico abaixo, publicado no blog da empresa e traduzido pela Tracto.

MarketingSherpa Mobile Marketing Benchmark Report 2012 - gráfico traduzido

Cline na imagem para ver o gráfico original (em inglês)

Excluindo a terceira e a sexta opções de resposta, a conclusão é de que 75% dos profissionais de marketing americanos não sabem ao certo como seus consumidores utilizam dispositivos móveis.

O resultado chama a atenção porque, nos Estados Unidos, o número de smartphones já é maior do que o número de celulares sem acesso à internet. No Brasil, a tendência é acontecer o mesmo.

Para o autor do post no blog, Daniel Burstein, há explicação para essa falha. Ele entende que as empresas ainda não tenham dado a devida atenção ao mobile por terem de dividir suas atenções entre diversas prioridades.

Existe no mercado a previsão de que, em pouco tempo, tablets passem a ser o meio primário de acesso à internet, superando os PCs. Resta saber como exatamente os internautas se comportarão após essa mudança de dispositivos e consequentemente dos hábitos de navegação.∞