Dificuldades e soluções para gravação de entrevista para podcast

Gravar entrevista remotamente e transformá-la em podcast é tarefa relativamente simples e completamente alinhada ao método de content marketing. Existem muitos programas que gravam telefonemas ― Skype, inclusive.

Para gravar pessoalmente, a complicação está mais no local da gravação do que no dispositivo em si. A solução perfeita é uma sala com revestimento nas paredes próprio para conter os ecos, como estúdios de rádio e televisão. Acontece que podcasts são soluções simples e que pressupõem custos baixos. Por isso, grave onde quiser, mas tome alguns cuidados.

Prefira salas pequenas com muitas superfícies expostas. Afinal, grandes vãos livres produzem muito eco. Escolha, ainda, salas que contenham somente superfícies de paredes, sem móveis. Elas geram reflexos de sons ― aqueles ecos curtos e agudos.

Se sua única opção for uma sala grande, uma saída simples, quase caseira, é colocar biombos ao redor dos interlocutores. Isso ajuda a diminuir o eco, pois cria um espaço pequeno dentro do grande.

Durante a gravação, desligue aparelhos ruidosos, como ar condicionado, ventiladores, computadores etc.

Após a gravação, você precisará de um software de edição. Existem alguns gratuitos e muitos pagos. Uma boa opção gratuita é o Audacity. Esses programas vão além de cortar trechos indesejados. Corrigem imperfeições no áudio, permitem colocar música de fundo, inserir efeitos etc.

Depois de finalizar a edição, exporte o arquivo para um formato de áudio. Os mais comuns são MP3, M4a e WAV. Os dois primeiros têm compatibilidade com o iTunes, programa da Apple que reproduz e organiza arquivos de áudio e vídeo.∞

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

→ Siga no Twitter: @tractoBR.
→ Leia os artigos de Cassio Politi na Tracto.
→ Veja o perfil completo de Cassio Politi.
Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se