Dez lições de conteúdo tiradas dos sites que mais crescem no mundo

Um levantamento feito pela empresa de recrutamento australiana Firebrand gerou uma lista que pode ser interessante para quem produz conteúdo em qualquer lugar. Brasil, inclusive. A empresa observou alguns dos sites com crescimento mais acelerado no mundo ― como Buzzfeed e Upworthy ― e tirou dez lições. Somando a nossa experiência em content marketing, reproduzimos a lista a seguir.

1. Não espere que todos os posts tenham audiência.
A grande maioria terá visualização pequena. No caso do Buzzfeed, menos de 1% conseguem superar a marca de 1 milhão de views, marca esperada para um site com a sua popularidade.

2. Redija múltiplos títulos para cada texto.
Se você escrever 25 opções de título, certamente conseguirá pinçar um que seja bem mais interessante.

3. Títulos sobre imagem funcionam bem.
Estamos falando daquelas imagens largas que têm um título sobreposto a ela (veja exemplo abaixo). O nome técnico disso é listicle, cuja definição aparece na Wikipédia em inglês.

Exemplo de Listicle no Buzzfeed

4. Teste os títulos.
Se você fizer testes entre dois títulos, a visualização pode aumentar até 36 vezes. Os testes podem ser feitos manualmente ou, então, com ferramentas como o Buffer.

5. Use imagens em seus posts.
Imagens são muito mais compartilhadas do que texto. Mas o efeito viral não acontece tanto em matérias com uma ou duas imagens. Precisa ter uma sequência.

6. Facilite o compartilhamento.
Coloque botões de redes sociais em lugar visível.

7. Faça curadoria de conteúdo.
Use conteúdo de terceiros para enriquecer o seu. Obviamente, faça isso de forma legítima.

8. Facilite a curtida em sua fan page.
Se você mantém uma fan page no Facebook, coloque botões de acesso fácil a ela. Afinal, a audiência vinda de seu site é legítima.

9. Foque nos segmentos, causas ou questões.
Seu site já é segmentado, mas procure ser ainda mais específico em cada matéria, alcançando interesses de subgrupos dentro do seu público. No exemplo abaixo, a matéria do Buzzfeed fala especificamente com pais, que representam apenas uma parcela da audiência.

Buzzfeed - exemplo de segmentação

10. Mantenha-se focado em conteúdo épico
Aqui se aplica o conceito de storytelling de marca, em que o conteúdo é regido por quatro componentes: um herói, um vilão, uma história emocional e uma mensagem inspiradora.∞

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