Dez falhas vitais de uma agência digital

As agências digitais se propõem a fazer algo trabalhoso: atualizar canais digitais de diversos clientes. Ao mesmo tempo em que isso pode ser uma solução muito conveniente para quem contrata, pode trazer problemas se uma destas dez mancadas fizer parte do pacote contratado.

Inspirados numa publicação do Business to Community, elaboramos uma lista adaptada ao mercado brasileiro.

  1. A agência apenas publica conteúdo, sem apresentar uma estratégia que mostre um alinhamento da comunicação com os objetivos corporativos.
  2. As táticas usadas são as mesmas para todos os clientes. Não importa se é uma rede de fast foods ou uma fabricante de software: o pacote é igual para todos. Isso não funciona. Toda empresa tem suas necessidades específicas.
  3. Não é possível apresentar retorno sobre o investimento (ROI). Com tantos métodos quantitativos e qualitativos e plataformas disponíveis, a promessa continua sendo de um resultado imaginário. Não faz sentido. Ora, se a agência é remunerada, deve apresentar retorno financeiro.
  4. Não entender do negócio. A agência pode não ser expert em todos os setores em que atua. Mas precisará, sim, adquirir todo o conhecimento necessário, por diversas fontes. É impossível produzir conteúdo sem dominar o assunto.
  5. Automatizar todos os posts pode ser um recurso útil, mas só em algumas situações muito específicas.
  6. Ignorar comentários negativos. Afinal, o trabalho em comunicação digital inclui o relacionamento com os clientes ― os insatisfeitos, inclusive.
  7. Trabalhar em horário comercial quando a internet e as redes sociais são 24h.
  8. Priorizar quantidade em detrimento da qualidade. Lembre-se: é melhor ter uma audiência de 500 pessoas realmente interessadas a ter 1.000 que pouco se importam com a sua marca.
  9. Comunicação digital ter uma estratégia própria, separada da estratégia global da empresa.
  10. Ter adolescentes no controle da operação. Eles certamente entendem bem das ferramentas e da lógica digital, pois nasceram nesse ambiente. Mas têm pouca experiência em comunicação, marketing e, principalmente, negócios.∞
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