Dez dicas para você usar o Linkedin profissionalmente

O Linkedin tem 277 milhões de usuários ativos. Embora dê sinais de que se prepara para estimular o compartilhamento de conteúdo, seu posicionamento como rede social profissional já está consolidado. Recrutadores e head hunters usam a plataforma para contratar profissionais. Sem contar que o perfil no Linkedin costuma ter boa visibilidade nos resultados de busca orgânica do Google.

O canadense Kelvin Claveria (@kcclaveria)compartilhou no SlideShare uma apresentação que elenca dez dicas para quem usa ou pretende usar o Linkedin em busca de oportunidades profissionais. Traduzimos o material, que em pouco mais de um mês já teve mais de 83 mil visualizações, e acrescentamos algumas informações.

  1. Complete seu perfil. Quando você faz login na rede,  aparece com destaque o botão “Melhore seu perfil”. Não o ignore.
  2. Use palavras-chave em seu perfil e em seu currículo. Elas o ajudarão a ser encontrado. Aponte suas habilidades e as ferramentas nas quais você tem experiência. Mencione clientes que já tenha atendido. Isso conferirá um bom posicionamento a você como especialista (ou interessado) nas suas áreas de atuação.
  3. Destaque seus principais projetos. Em seu perfil, crie links para os projetos em que atuou.  Você pode, inclusive, compartilhar vídeos, imagens e apresentações, apontando sua função em cada um deles.
  4. Conecte-se apenas com pessoas que você conhece ou que conheceu um dia, como amigos, colegas de escola, colegas de trabalho ou pessoas que conheceu em eventos.
  5. Customize sua mensagem quando quiser convidar as pessoas. O Linkedin sugerirá um texto padronizado, mas convém criar sua própria versão.
  6. Publique consistentemente. Compartilhe conteúdo relacionado à sua indústria ou à sua empresa. Fazer postagens regularmente mantém você no radar dos outros.
  7. Mencione pessoas. Mas faça isso somente quando for apropriado.
  8. Verifique quem visualizou seu perfil. Use essa funcionalidade para descobrir mais pessoas com quem se conectar.
  9. Recomende pessoas. Não fique acanhado: recomende pessoas com quem trabalhou por suas habilidades. Da mesma forma, peça recomendação aos outros.
  10. Convide pessoas para conhecer você pessoalmente, como um café ou uma entrevista.

Veja abaixo a apresentação original de Klaveria (em inglês).∞

[slideshare id=32792724&doc=rock-linkedin-140326230707-phpapp02]