Design e redação são as funções mais terceirizadas por empresas B2B no Brasil

Produzir conteúdo com qualidade e quantidade adequados é um dos desafios dos profissionais de comunicação de empresas B2B (empresas que vendem para outras empresas). A terceirização é, consequentemente, uma alternativa eficiente e mais econômica do que a manutenção de uma equipe própria.

As funções relacionadas a design são terceirizadas por 54% das empresas B2B que praticam content marketing no Brasil. Produção de conteúdo vem em segundo lugar (33%).

Funções mais terceirizadas em content marketing B2B

A maioria das empresas, sejam elas pequenas (até 99 colaboradores) ou grandes (100 ou mais), produz parte do conteúdo internamente. Perceba no quadro abaixo que as grandes tendem a terceirizar mais do que as pequenas. E que quase ninguém atua só à base de terceirização dos serviços ligados a content marketing.

Terceirização em content marketing B2B

Os dados são da pesquisa Content Marketing no Brasil 2014 ― Benchmarks, Orçamentos e Tendências em B2B, que nós, da Tracto, realizamos em parceria com o Content Marketing Institute (CMI), com sede em Cleveland, nos Estados Unidos.

A mesma pesquisa é realizada pelo CMI nos Estados Unidos e no Canadá desde 2010. Naqueles mercados, redação é a função mais terceirizada (64%), seguida por design (54%).

Download
A pesquisa aborda diversos aspectos da prática de content marketing em empresas B2B brasileiras. O download pode ser feito gratuitamente pelo endereço http://tracto.me/b2b2014.