Copa: 300 milhões de tuítes na 1ª fase; Brasil e EUA se destacam

O blog oficial do Twitter compilou os dados relativos à primeira fase da Copa do Mundo 2014. Foram 300 milhões de tuítes nos 15 dias iniciais da competição ― entre 12 e 26 de junho. Para efeito de comparação, as Olimpíadas de Londres em 2012 foram mencionadas cerca de 150 milhões de vezes em 16 dias de competição.

Os cinco jogos mais tuitados na fase de grupos da Copa foram:

  1. Brasil x Croácia (12,2 milhões de tuítes) – 12/jun
  2. Brasil x México (8,95 milhões) – 17/jun
  3. Alemanha x Portugal (8,9 milhões) – 16/jun
  4. Espanha x Holanda (8,3 milhões) – 13/jun
  5. Espanha x Chile (8,2 milhões) – 18/jun

Entre os jogadores, o mais mencionado foi Messi (Argentina), seguido de Neymar (Brasil), Suárez (Uruguai), Cristiano Ronaldo (Portugal), Rooney (Inglaterra) e Oscar (Brasil).

Primeira fase da Copa no Twitter - jogadores mais tuitados

O lateral Marcelo gerou o maior pico de menções ao fazer gol contra na partida de abertura.  O pico é medido pelo número de postagens por minuto. Eis o ranking de picos entre atletas:

  1. Marcelo, do Brasil, após gol contra no jogo de abertura com a Croácia (378.085 tuítes por minuto) – 12/jun
  2. Clint Dempsey, dos Estados Unidos, ao marcar gol em Portugal (304.603 tpm) – 22/jun
  3. Neymar ao marcar pela primeira vez contra a Croácia (280.265 tpm) – 12/jun
  4. Pepe, de Portugal, ao ser expulso contra a Alemanha (261.026 tpm) – 16/jun
  5. Oscar ao fazer o terceiro brasileiro gol diante da Croácia (256.953 tpm) – 12/jun

Um ponto que chama a atenção é a ausência do uruguaio Suárez entre os momentos de pico. Os tuítes sobre a mordida que ele deu no italiano Chiellini não geraram muitos comentários no momento em que foi flagrada a agressão, mas o assunto acebou sendo muito comentado nas horas e dias seguintes ao jogo. Até marcas fizeram brincadeiras com a agressão inusitada. Caso, por exemplo, da marca de chocolates Snickers no Facebook. Basta notar que Suárez figura entre os jogadores mais citados no período inteiro.

Retuítes
O post mais retuitado foi do italiano Balotelli (@FinallyMario). Foram mais de 177 mil retuítes, que geraram 17,2 milhões de impressões.

Primeira fase da Copa no Twitter - tuite do Balotelli

“Se vencermos a Costa Rica, quero um beijo,
obviamente na bochecha, da Rainha do Reino Unido.”

A postagem foi feita no dia 19. Se a Itália derrotasse a Costa Rica no dia 20, a Inglaterra seguiria com chances de classificação. Mas o destino reservaria uma surpresa: os costa-riquenhos bateram os italianos, que acabariam eliminados junto com os britânicos.

Estados Unidos no topo
A bandeira dos Estados Unidos foi a mais popular. A hashtag #USA (que automaticamente gera uma imagem da bandeira) apareceu 6 milhões de vezes. O Brasil ficou em segundo lugar, como mostra o gráfico abaixo.

Primeira fase da Copa no Twitter - mencoes das bandeiras

Embora os Estados Unidos não tenham grande tradição no futebol ― tampouco o futebol figura entre os esportes mais populares por lá ―, o país conta com o maior número de usuários do microblog. Isso explica sua força nessa grande arquibancada virtual.∞

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se