Conteúdo precisa gerar conteúdo e não apenas curtidas!

Falamos no post anterior sobre o básico de comunicação: a relação primária de emissor, mensagem e receptor. Então, neste, vamos abordar um pouco sobre a mensagem. Já sabemos que ela é fundamental para o sucesso da comunicação corporativa.

No mundo virtual fica fácil porém arriscado o poder de alcançar pessoas com apenas um clique. Parece que manusear a ferramenta de web ficou mais importante do que criar a mensagem de forma correta para conquistar os objetivos da empresa, como crescimento de vendas, pulverização de mercado, posicionamento de produto ou manutenção da marca, por exemplo. Não que não seja importante saber tudo sobre blogs, redes sociais, webinars.

Por isso, a mensagem precisa ser planejada, com objetivo de alcance de público, conteúdo a ser abordado, ferramentas necessárias de envio e controle em números para saber se alcançou ou não os objetivos desejados pela empresa.

Com inúmeras informações por segundo que um indivíduo tem acesso pelo Facebook, Twitter, Linkedin, RSS, blogs, sites, TV, rádio, como a mensagem pode fazer sentido e ganhar atenção? Percebeu por que desenvolver o planejamento de conteúdo digital é muito importante? Precisa ter fundamento, constância, identidade com a marca/produto/serviço, continuidade e relevância ao público escolhido.

Não basta apenas dar bom dia, boa tarde e boa noite, ou postar uma imagem com frase de auto-ajuda que não tem absolutamente nada a ver com a marca, nem com o produto, nem com a empresa. Isto não é conteúdo relevante para vender mais e melhor! Certo?! Pode ser educado com seu seguidor mas ofereça algo a mais na sua mensagem porque normalmente eles esperam aprender ou conhecer algo novo e diferente.

Isso sim impulsiona os resultados virtuais. Curtidas e comentários são números importantes, mas o que realmente faz a diferença é se o seu conteúdo gerou mais conteúdo e citações sobre a sua marca, produto e/ou serviços e o quanto aumentou o faturamento ou alcançou qualquer outro objetivo comum da empresa.


Fernanda Carvalho é especialista em marketing e comunicação. Há 14 anos, trabalha com o mercado têxtil para os segmentos de moda e esportes. Apaixonada por content marketing, é autora do Blog Sportscouture. Twitter: @sportscouture.
 

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