Content marketing: alguns exemplos com mais de um século de idade

O criador do conceito de content marketing certamente já não está entre nós. Ele teria hoje bem mais do que cem anos de idade. Na verdade, content marketing provavelmente não tem um criador. Como já dissemos aqui outro dia, é uma técnica extremamente intuitiva.

O vídeo abaixo, de autoria da Getty Images, cita alguns exemplos que enriquecem o relicário de práticas muito antigas. São eles:

  • 1895; a fabricante de equipamentos agrícolas Deere & Company, fundada por John Deere, criou a revista “The Furrow Magazine“, ainda hoje em circulação.
  • 1932: a Procter & Gamble lançou um programa de radionovelas com o nome de soap opera (algo como ópera do sabonete em português). O sucesso foi enorme. Para se ter uma ideia, até hoje as novelas são chamadas de soap opera.
  • 1987: a marca de brinquedos Lego lançou a revista Brick Kicks.
  • 2004: a Microsoft lançou o canal de vídeo online Channel 9 para se comunicar diretamente com programadores.
  • 2012: a Coca-Cola transforma seu site em uma revista digital. Contrata uma equipe de 40 redatores para publicar conteúdo baseado em curadoria.

O vídeo cita outras duas marcas que fazem conteúdo de marca de extrema qualidade, e que já foram abordados pela Ana Carolina Barbosa aqui, na Tracto: Red Bull TV e Open Forum da American Express.

Eis o vídeo (em inglês):

Se você gosta de antiguidades, vale a pena ler também o artigo recente do Jay Baer,  em que ele conta como uma fabricante inglesa de cigarros praticava o conceito de Youtility em 1910, considerado um dos mais modernos hoje em content marketing.∞

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

→ Siga no Twitter: @tractoBR.
→ Leia os artigos de Cassio Politi na Tracto.
→ Veja o perfil completo de Cassio Politi.
Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se