Conheça o perfil de quem tem sucesso em content marketing

“Qual a taxa de sucesso, para as pequenas empresas, quando realizam Content Marketing de maneira correta? Ela consegue ter uma taxa de sucesso proporcional à grandes empresas se seguir cada passo da maneira correta?”

Essa pergunta me foi feita em dezembro de 2013 por Mayara Sueto, da Inusittá Ambientes Planejados, de Marília (SP), logo após um webinar sobre content marketing.

Não associo o sucesso de content marketing ao porte de uma empresa, mas ao perfil do gestor que implanta um projeto de conteúdo de marca. Em projetos que realizamos na Tracto, tem sido assim: gestores que sabem o que querem têm êxito. Os outros fracassam.

Vamos entender o porquê. Content marketing consiste em cinco etapas:

  1. Definir claramente os objetivos;
  2. Entender o público-alvo;
  3. Definir assertivamente o conteúdo e as fontes internas de informação;
  4. Escolher as táticas de distribuição do conteúdo;
  5. Mensurar os resultados.

Portanto, a primeira pergunta que deve ser respondida é: “quais seus objetivos?”. A resposta varia de empresa para empresa. Pode ser aumento nas vendas, fortalecimento da marca, retenção de clientes ou qualquer outro objetivo corporativo. O importante é que o benefício almejado esteja claro.

Sem uma visão consistente daquilo que deseja, um programa de content marketing tem chances remotas de sucesso. Acredite, isso acontece com muita frequência.

É o típico caso em que o briefing para o profissional de content marketing é mais ou menos assim: “quero um blog para a minha empresa” ou “quero uma fan page no Facebook”. Perceba que essa solicitação denota total falta de foco. Afinal, blog, fan page ou qualquer outra tática é (ou deveria ser) um meio, e não um fim.

Se você começou seu plano de conteúdo tendo em mente apenas os benefícios que busca, sem fazer ideia de quais ferramentas vai adotar para isso, parabéns! Você está no caminho certo. A partir da definição dos objetivos, ficará bem mais fácil entender público-alvo, conteúdo adequado, táticas e métricas.

Se, no entanto, você escolheu as ferramentas antes mesmo de saber aonde quer chegar, tenha uma certeza: você não vai chegar a lugar algum. Comece tudo de novo. Só depois de escolher o destino é que você deve traçar a rota.∞

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

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