Como tornar sua marca apaixonante?

BrandingA resposta dessa pergunta se torna muito abrangente quando pensamos na competitividade do mercado atual, da quantidade de informações que recebemos todos os dias e da complexidade da gestão de uma marca focada na construção de valor da mesma.

Como empresa, nos perguntamos todos os dias como vender mais, melhorar processos e gerar mais lucro. Porém, focamos muitas vezes em ações que buscam retorno em curto prazo e esquecemos o quanto é importante investirmos na construção de uma marca, com propósitos e valores bem definidos, com foco em um posicionamento consistente e metas que façam parte das decisões diárias, para que assim, haja realmente uma diferenciação que consequentemente gerarão o retorno esperado.

O branding, um novo modelo de gestão com o foco na criação de valor para a marca, consegue de forma intuitiva alinhar todas as decisões da marca e construir uma cultura organizacional engajada em um propósito. O branding prega um relacionamento intrínseco das marcas com seus stakeholders e traz às estratégias os valores e personalidade das marcas.

Percebemos que aos poucos as propagandas intrusivas vão acabando, dando espaço a ações que criam diálogo, transpiram maior sinceridade e conseguem transmitir verdade humana. Hoje, as marcas são (ou precisam ser) mais receptivas e colaborativas.Com isso, as marcas precisam estar no “contexto da vida das pessoas”, fazendo sentido a elas e conseguirem conquistar um dos maiores bens deste novo século: a atenção dos consumidores.

Talvez a principal lição que o branding nos dá é quanto ao insistente imediatismo das empresas. Precisamos comunicar, relacionar e conquistar o consumidor e, isso, demanda tempo e muito trabalho, só assim conseguiremos conquistar uma relação interpessoal com nosso público e tornar nossas marcas realmente apaixonante.


Webinar
O tema desta matéria foi apresentado num webinar realizado em parceria pelo blog Ideia de Marketing e pela Tracto na noite de quinta-feira (7). A apresentação do webinar está disponível para download no SlideShare.


Paulo Lima é formado em Marketing. É fundador e gestor do blog Ideia de Marketing. Twitter: @paulo_mdelima.
 

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