Como preparar uma newsletter para ser lida em smartphone?

Empresas que fazem comunicação comercial por e-mail, como newsletter ou e-mail marketing, devem tomar precauções simples para otimizar a experiência de leitura em mobile. Afinal, três em cada quatro internautas usam smartphone para ler e-mail.

O conjunto de sete boas práticas a seguir ajudará você a preparar seu e-mail para que ele seja aberto tanto nos tradicionais desktops como em smartphones e tablets.

1. Tamanho da fonte
A Apple automaticamente redimensiona a fonte do texto para o tamanho de 13 pixels. Portanto, não há problema para iPhone e iPad. Mas Android e outros sistemas operacionais abrem a fonte que tiver sido definida por você. Por isso, use 22 pixels nos títulos e 14 pixels no texto. São perfeitos para leitura em tela.

2. Assunto
Limite o assunto do e-mail a 60 caracteres. Isso o tornará visível na maioria dos aplicativos de e-mail e webmails em navegadores mobile.

3. Área de clique
Quando navega usando mouse, o usuário consegue clicar em qualquer ponto pequeno com facilidade e precisão. Mas em touch screen não é assim. Com o dedo, é mais muito difícil acertar em um ponto pequeno. Por isso, as imagens clicáveis de seu e-mail devem ter dimensão de, no mínimo, 44×44 pixels.

4. Altura da tela
Leve em consideração que o usuário talvez não role a tela para ver o que está no rodapé do seu e-mail. Por isso, mantenha o conteúdo mais importante no espaço equivalente a 320 pixels de altura. Ou seja, no topo do corpo de texto. Afinal, essa será a área visível para o usuário assim que ele abrir a sua mensagem.

5. Sem Flash
Oriente seu programador a nunca usar conteúdo em Flash no corpo do e-mail, pois esse recurso não roda em muitos smartphones. Oriente-o a usar somente HTML5 e CSS, que oferecem todos os recursos necessários para um layout profissional.

6. Taxa de abertura
Não se assuste com aberturas mais frequentes em um dispositivo do que em outro. O gráfico abaixo é da GetResponse, empresa que presta serviço de disparo de e-mails em massa e que é fonte de parte dos dados apresentados nesta matéria.

Como preparar uma newsletter para ser lida em smartphone 2

O gráfico mostra que, em apenas nove meses, a taxa de abertura em smartphones cresceu 30%. Usuários de iPhone abrem 17,5% dos e-mails comerciais contra menos de 9% dos adeptos de Android e iPad.

7. Integração
Uma das perguntas feitas aos entrevistados na pesquisa Email Marketing Benchmark Report 2013 foi esta: Quais canais de marketing sua empresa integra aos seus programas de e-mail?. A resposta:

Como preparar uma newsletter para ser lida em smartphone 1

Observe que só 21% das empresas fazem integração do e-mail com plataformas mobile. Portanto, você tem a opção de fazer a diferença. Para isso, basta aplicar as orientações transmitidas nos seis tópicos anteriores.∞

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

→ Siga no Twitter: @tractoBR.
→ Leia os artigos de Cassio Politi na Tracto.
→ Veja o perfil completo de Cassio Politi.
Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se