Como otimizar seus e-mails para mobile

Como otimizar seus e-mails para mobile (1)

E-mails não estão defasados. Na verdade, eles representam uma importante parte do sucesso de suas ações de marketing em redes sociais. Todos os contatos que você conseguiu a partir de campanhas bem realizadas em mídia social não significam nada se você não está gerando conversões. E-mails são o próximo passo de sua campanha, essencial para manter o relacionamento com seus clientes vivo e forte.

Com 41 milhões de usuários acessando internet pelo celular somente no Brasil, você deve criar mensagens que sejam otimizadas para mobile, super personalizadas e fáceis de navegar.

Para aumentar ainda mais as conversões experimente essas 21 dicas de otimização de e-mail para mobile. Todas foram elas foram testadas para garantir melhores resultados.

1. A primeira impressão deve demonstrar confiança
O campo do remetente de um e-mail visto em celulares deve ser direto. Personalize a mensagem e deixe-a mais fácil de ser aberta, use o seu nome, do seu diretor ou gerente de marketing. Não deixe o campo em branco somente com o nome da sua empresa.

2. Mostre a sua cara
Aproxime-se de seu leitor através de imagens. Inclua uma fotografia de rosto do remetente. Utilize um banner novamente com a foto do remetente, já que muitos aparelhos móveis não exibem essa imagem.

Como otimizar seus e-mails para mobile (2)

3. Conheça seu destinatário
Segmente seu e-mail, utilize dados coletados para personalizar sua mensagem. Segmente seu funil de vendas, perfil demográfico e fontes de e-mail. Isso deve ser um procedimento padrão não só para mobile.

4. Use assuntos curtos e intrigantes
Leitores de e-mail em celulares gastam menos tempo por mensagem. Aqueles assuntos superatraentes são mais necessários do que nunca se você deseja que seu e-mail se destaque. Use palavras de ação, perguntas e pronomes pessoais como “você”.

5. Dê atenção ao seu cabeçalho
O cabeçalho do e-mail ou fragmento de texto aparece na amostra do e-mail logo após o assunto na maioria dos dispositivos móveis. Faça do cabeçalho uma extensão do assunto do e-mail. Use calls-to-action claras, palavras-chave ou perguntas.

Como otimizar seus e-mails para mobile (3)

6. Reduza o tamanho das imagens
Imagens grandes são um grande erro. Primeiro porque elas somente vão pesar no limite de tráfego do usuário e, além disso, nem todos os dispositivos móveis estão configurados para mostrar imagens. Certifique-se de que o seu e-mail carregue rapidamente para aqueles que puderem visualizar suas imagens.

7. Configure imagens dimensionáveis
O principal trabalho ao usar grandes arquivos de imagens é criar imagens dimensionáveis otimizadas para dispositivos móveis. Dessa forma, sua foto aparece com o tamanho certo independentemente de seu leitor estar usando um computador ou um dispositivo móvel.

8. Use ‘somente texto’
Faça um teste entre dois fatores para descobrir se o seu público-alvo responde melhor a e-mails ‘somente texto’ ou a ‘texto e imagem’. Nem todos os dispositivos possuem exibição de imagens nos e-mails como padrão, teste antes qual é a preferência dos seus leitores.

9. Crie uma call-to-action clicável
Leitores de mobile respondem rapidamente. Facilite incluindo um claro ícone de call-to-action. Se você está usando imagens, tenha certeza de que elas são clicáveis. Sugiro usar o tamanho otimizado de 44×44 pixels. Se você estiver usando somente texto, não esqueça de utilizar um link otimizado para mobile. Você pode até usar uma fonte maior para deixar seu link em destaque.

10. Crie um template responsivo
Use uma ferramenta de CRM que permita a você criar templates responsivos, desta forma eles não sofrerão alterações ou distorções independentemente de onde forem acessados (MailChimp, Constant Contact, etc).

11. Não use Flash
Opte por HTML e CSS para melhorar a navegabilidade em seu conteúdo e deixar seu e-mail mais escalável.

12. Seja conciso
Se você realmente deseja que seu e-mail seja aberto, utilize conteúdo que seja curto, preciso, espirituoso e que desperte vontade no leitor. Quando estiver criando seu e-mail, pense na mensagem que você deseja transmitir, revise e depois reescreva quantas vezes forem necessárias. Use o material que mais desperte a vontade de interagir. Mantenha baixo o número de palavras, até 60, para melhores resultados.

13. Aumente o tamanho da fonte
Facilite a leitura do seu e-mail. Use fontes grande para textos curtos. Utilize tamanhos de fonte entre 13 ou 14.

14. Otimize seu texto para leitura rápida
Se você tem que escrever um texto longo para enviar sua mensagem, pense em como otimizá-lo para leitura rápida. Escreva frases curtas, destaque os subtítulos e use tópicos. Deixe sua mensagem fácil de entender à primeira vista e interessante o suficiente para manter a atenção do leitor.

Como otimizar seus e-mails para mobile (4)

15. Destine sua mensagem com base na localização
Segmentação por localização geográfica está se tornando cada vez mais essencial. Separe suas listas por localização geográfica para atingir de maneira personalizada os seus leitores. Envie e-mails programados (como explicarei no item 17) ou envie descontos baseados em localização.

16. Automatize e torne-se referência
Programe o envio de seus e-mails para suas campanhas de e-mails automáticos. Se um cliente potencial assinar sua newsletter, programe uma série de e-mails para cultivar este lead e atraí-lo de volta usando uma call-to-action no último e-mail. Certifique-se de que suas mensagens automáticas estão otimizadas para mobile.

17. Teste os horários
O tempo do envio dos e-mails é crucial para celulares e tablets. Você tem apenas cinco segundos ou menos para atrair a atenção do leitor. Em mobile, o seu público é menos propenso a navegar pela caixa de entrada checando e-mails antigos. Tenha certeza de que você testou os melhores horários para que seus e-mails cheguem as caixas de entrada certas, na hora certa, no fuso-horário certo (para alcançar audiências segmentadas por localização geográfica).

18. Certifique-se de que sua landing page está otimizada para mobile
Assim como qualquer boa campanha de marketing, sua landing page deve ser consistente com o conteúdo do seu e-mail. Em mobile isso significa criar uma página otimizada e dimensionável. Coloque uma call-to-action grande o suficiente para se destacar em celulares e tablets, mas balanceada com informações atraentes para conseguir as conversões tão desejadas. As imagens da sua landing page devem estar coerentes com a mensagem do seu e-mail.

19. Use QR Codes e páginas de inscrição
Para gerar mais leads via mobile use QR codes em seu material de marketing. Você pode codificar seus e-mails para conseguir mais leads diretamente de dispositivos portáteis.

Como otimizar seus e-mails para mobile (5)

20. Teste em diferentes dispositivos
Sempre teste suas campanhas de e-mails. Verifique como seu conteúdo, formatação, assunto e cabeçalho aparecem em diferentes dispositivos. Teste pelo menos como funciona em Android e iOS (note que usuários de iPhone abrem seus e-mail mais prontamente, com uma taxa-de-abertura de 50%; a taxa para usuários de Android é de 14%).

21. Mensure seu ROI
Como sempre, rastreie e monitore as aberturas, taxas-de-cliques e conversões. Use as dicas de Vagner Pereira de Como mensurar o ROI de suas campanhas de E-mail Marketing. Sempre faça testes para identificar e melhorar suas estratégias e diminuir custos.


Mariana Reis é especialista em redes sociais e produtora de conteúdo para a Wishpond. A Wishpond desenvolve ferramentas simples para criação de anúncios no Facebook e Google AdWords, landing pages e concursos, além de e-mail marketing e gerenciamento de contatos. Twitter: @MariReis1.

Saiba mais sobre a Wishpond:
Wishpond.com | Twitter | Facebook | Google+

→ Veja todos os artigos de Mariana Reis na Tracto.