Como escolher um bom domínio para o seu site?

Você vai criar um site ou blog? Então, atente para algumas dicas que podem ajudar na hora de escolher o endereço do site, tecnicamente conhecido como domínio.

1. Registro
Cheque a disponibilidade. Se for domínio brasileiro (terminando com “.br”), vá ao site registro.br e faça sua pesquisa. Para extensões internacionais, como “.com” e “.net”, há vários sites. Uma boa dica é o GoDaddy.

2. Relação
Escolha um nome relacionado à sua empresa ou ao seu projeto. A opção perfeita é algo como “empresa.com.br”, mas nem sempre essa opção está disponível. Busque, então, algo que mais se aproxima disso, como a inserção de uma palavra complementar, como “agência”, “grupo” etc.

3. Processo de liberação
Três vezes por ano, o registro.br faz por 15 dias o chamado processo de liberação, em que domínios que não foram renovados por seus donos ficam disponíveis para novos registros. Nesse período, pode-se conseguir bons domínios. As datas desse período aparecem sempre na URL https://registro.br/dominio/proclib.html.

4. Palavra-chave
O Google leva muito em consideração o domínio na hora de ordenar o resultado de uma busca. Portanto, é importante que o domínio esteja relacionado ao nome da empresa ou do conteúdo, produto ou serviço oferecido por você.

5. Compreensão
Não é só o Google que vai ler seu domínio. As pessoas também vão. Por isso, prefira nomes curtos cuja leitura permita entender rapidamente do que se trata.

6. Plágio
Não copie nomes consagrados mudando apenas a extensão, como “disney.xpto.br”. Por uma razão simples: o Google e as pessoas saberão distinguir o original. A trapaça tem chance muito remota de funcionar.∞

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se