Como aumentar os fãs no Facebook?

A pergunta é feita por empresas que têm página no Facebook. Algumas têm um plano de content marketing que exige uma fan page recheada para alcançar os resultados globais a partir da combinação com táticas. Outras empresas simplesmente querem a fan page repleta porque enxergam algum valor nisso.

Seja qual for a motivação, buscamos a resposta num artigo do respeitado blog Social Examiner, dos Estados Unidos. Com algumas adaptações e edições, traduzimos a ideia central do post 10 Ways to Grow Your Facebook Following (10 Maneiras de Aumentar seus Seguidores no Facebook).

1. Conecte-se com gerentes de outras páginas
Identifique páginas que tenham público-alvo similar ao seu e proponha a promoção em mão dupla. Ou seja, um promove o outro.

2. Compartilhe conteúdo original
Embora esta seja uma premissa básica, e até óbvia, para quem produz conteúdo, a dica está em publicar algumas fotos originais. Respeite direitos autorais, é claro.

3. Insira tags de sua fan page no seu perfil pessoal
A melhor maneira de fazer seus amigos saberem que você tem uma fan page é dando visibilidade a ela. Claro, desde que seu ciclo de amigos no Facebook tenha o perfil de pessoas que sua página busca. Caso tenha, cite sua empresa inserindo o sinal de @ em seus textos e compartilhe conteúdo da página. Conteúdo de perfis de pessoas têm mais visibilidade do que conteúdo de fan page nas timelines alheias.

4. Insira o link de sua página em seu perfil
A lógica é a mesma do tópico anterior. Muda só a forma de executar. Trata-se daquela opção que mostra que a pessoa trabalha na empresa tal.

5. Adicione o Facebook em sua assinatura de e-mail
Certifique-se de que não haja somente a menção, mas o link para a página.

6. Comente em outras páginas com o seu perfil de fan page
Participe de debates em fóruns e áreas de comentários de terceiros não como pessoa física, mas como fan page. Para isso, basta escolher seu perfil na opção Usar Facebook Como, no canto direito superior da página inicial de seu perfil.

7. Crie um concurso
Para isso, será necessário criar um aplicativo de Facebook, o que normalmente tem custo.

8. Crie um QR code em seu cartão pessoal
O QR code (ou código QR) pode ser inserido no verso do cartão. Ele deve apontar para sua fan page. É um recurso gratuito em sites como Kaywa e QRStuff.

9. Anuncie sua página no Facebook
Use histórias patrocinadas e outras formas de divulgação oferecidas pelo próprio Facebook, que oferece filtros eficientes de segmentação do público-alvo com base em diversos critérios.

10. Adicione o box Curtir em seu site
Existem diversas opções de inserção desse recurso em site oferecidas pelo próprio Facebook.∞