Cinco lições de uma maratona para os gestores

São muitas as semelhanças entre correr uma maratona e gerir uma empresa ou um departamento, seja ele grande ou pequeno. Maratona, se você não recorda, é aquela prova de 42,2 km de distância.

As grandes maratonas americanas e europeias chegam a receber mais de 40 mil participantes. Mais de 99% são amadores. Eles dedicam entre quatro e dez meses de preparação para uma prova, de onde saem lições úteis para a vida profissional. Vamos a cinco delas:

1. Foco e disciplina
Quando um corredor começa a mentalizar a linha de chegada em seus treinos, meses antes da prova, ele não aceita perder nem sequer um treino. Seu objetivo o faz ser disciplinado. Gestores precisam ter esse mesmo estímulo: um resultado que o estimule e o faça cumprir cada etapa do plano e cada tarefa, pois todas são indispensáveis para aquela grande conquista tão desejada.

2. Constância
No mundo da corrida, a expressão queimar a largada é repetida com frequência. Significa que o maratonista acelerou no começo e não teve energia suficiente no final. Há também quem erre por variar muito o ritmo durante a prova. Gestores, da mesma forma, precisam manter um ritmo condizente com sua capacidade, para cumprir um plano de forma inteligente do começo ao fim.

3. Meta clara
Numa maratona de 40 mil pessoas, acredite, todos ali estão competindo. Mas não estão competindo entre si, e sim contra suas próprias metas. Desafiar-se é o que mantém as pessoas fortes e felizes. Quando gestores conseguem mover uma equipe para um desafio, pelo desejo de vencer, e não pela comissão, a força é redobrada. Não estou pregando que não deva existir comissão ou gratificação em dinheiro. Deve, sim, mas como prêmio, equivalente à medalha do maratonista, e não como substituta do desafio.

4. Derrota e aprendizado
Vencer é tudo. Em maratona, vencer significa concluir a prova abaixo do tempo estabelecido. Mas o caminho até lá é sempre composto de algumas derrotas dolorosas. Há maratonistas que correm duas, três, quatro vezes a mesma prova até alcançar o resultado esperado. As provas são anuais, o que significa anos de persistência. As derrotas ensinam e tornam a experiência completa. Não estou sugerindo saborear a derrota. Ela é e deve ser indesejada e indigesta, mas é inevitável. Então, quando acontecer, reflita, busque os porquês, entenda suas forças e fraquezas, e use o aprendizado no plano de recuperação. As derrotas são o tempero das grandes conquistas.

5. Descansar é fundamental
Todo maratonista é obrigado a descansar pelo menos um dia por semana. O corpo precisa se recuperar para assimilar toda a carga de atividade física. Caso contrário, o treino começa a ser improdutivo. Para a turma dos escritórios, a regra é a mesma. Quem trabalha demais acaba se tornando improdutivo em algum momento. Entra num ciclo vicioso em que mais trabalho significa menos resultado.

Sou um desses sujeitos na multidão. Minha melhor marca em maratona é 3h29. O que isso significa? Bom, os profissionais terminam em pouco mais de 2h. A chamada elite amadora faz a prova em menos de 3h. Em compensação, mais de 70% das pessoas terminam em mais de 4h. Enfim, costumo ficar ali na massa, um pouquinho à frente da maioria, mas muito atrás dos atletas (e das atletas) verdadeiramente velozes.∞

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

→ Siga no Twitter: @tractoBR.
→ Leia os artigos de Cassio Politi na Tracto.
→ Veja o perfil completo de Cassio Politi.
Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se