Cinco formas de SPAM que você talvez pratique

SPAMVocê odeia receber SPAM? Provavelmente, sim. Mas você já parou para pensar se você faz SPAM?

Não pense que só é SPAM aquele e-mail que produtos milagrosos de emagrecimento ou que contenham vírus. Vai além disso, e é mais velho do que a internet. Um dos casos mais antigos de que se tem notícia data de 1864, quando um telegrama com conteúdo promocional foi disparado em massa. O que mudou de lá para cá é a quantidade de meios existentes para incomodar os outros.

Se você deseja praticar SPAM, adote uma das formas apresentadas a seguir.

1. E-mail
Essa você já conhece há anos. Insira numa lista de e-mails um monte de gente sem que elas tenham pedido ou sem que elas possam cancelar aquele recebimento. Compre essa base de e-mails no camelódromo e envie o que bem entender: seu novo post no blog, propaganda, piada.

2. Marcação de fotos no Facebook
Publique uma foto no Facebook. Para não ter dúvida de que ela será vista, marque um monte de gente na foto. O que vai acontecer? As pessoas serão notificadas e provavelmente verão a foto. Terão a ingrata surpresa de saber que foram enganadas, pois não aparecem na foto. Até para apagar a própria marcação, o coitado do usuário terá de visualizar a maldita foto.

3. Mensagens repetidas no Twitter
Você quer que uma multidão no Twitter saiba que seu novo post está no ar? Envie a mesma mensagem para diversos usuários. A grande vantagem: você pode alcançar um grande número de pessoas. A grande desvantagem: você terá feito SPAM. Se as pessoas te denunciarem (o que terá sido merecido), o Twitter pode até suspender a sua conta.

4. Tags em excesso no blog
Seu post no blog acaba de ser publicado. Aí você tem a brilhante ideia de colocar 40 tags, pois dessa forma o alcance será maior por RSS e mecanismos de pesquisa. Faça isso. Você talvez alcance mais gente, o que é potencialmente ruim, pois as pessoas tendem a listar você como um blogueiro spammer.

5. Inbox em Facebook ou Linkedin
Você tem 2 mil amigos no Facebook e quase mil conexões no Linkedin. Agora teve a brilhante ideia de passar o dia enviando a mesma mensagem privada para cada um deles? Talvez por educação algumas pessoas respondam. Mas a maioria terá vontade de xingar você. Algumas, mais sinceras, talvez o façam.∞