Case Itaú: uso consciente do dinheiro é destaque na TV e na internet

Case Itau - Uso Consciente

Dicas do Itaú são voltadas para clientes e não clientes

O tema dinheiro está presente 24 horas por dia na vida da maioria das pessoas. Sabendo disso, o Itaú tem encontrado oportunidades de atingir o público de um programa das emissoras de maior audiência do Brasil. O banco tem divulgado seu hotsite sobre Uso Consciente do dinheiro no programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo. O site do programa também exibe anúncio e textos da campanha, mas deixa claro que o material é publicitário.

Em diversos assuntos, como carreira e envelhecimento saudável, os temas dinheiro e planejamento financeiro estão presentes no programa. A superintendente do banco, Denise Hills, é recebida regularmente por Fátima Bernardes para dar dicas atuais de como lidar com o dinheiro e o orçamento familiar.

O Uso Consciente é voltado para ambos os sexos, mas ganhou destaque entre o público feminino no programa global. Ele traz textos, vídeos e podcasts com dicas de como se livrar das dívidas, falar de dinheiro com as crianças, planejar o futuro financeiro da família e a aposentadoria, entre outros. Também há conteúdo para crianças, como o livro A árvore dos Sonhos, em PDF e em áudio.

O conteúdo é diversificado e atinge clientes e não clientes, para fortalecer o relacionamento com os que já têm uma conta no banco e apresentar informações úteis tanto para quem não é cliente como para qualquer pessoa que precise administrar bem seu dinheiro.

Ferramentas úteis
Um ponto interessante são os simuladores financeiros, que calculam o orçamento familiar, balanço patrimonial (total de bens x total de dívidas) e a calculadora custo-hora, que revela quantas horas trabalhadas são necessárias para comprar um determinado produto, além de testes sobre perfil de consumo.

O programa de educação do Itaú Unibanco nasceu em 2004, mas foi reformulado em agosto de 2013, com o objetivo de divulgar informações financeiras úteis para o público. Desde então, o projeto tem sido apresentado na mídia, no site do banco, em mídia espontânea e também na comunicação interna do Itaú.

Por políticas internas, o banco não revela os dados de crescimento da campanha, mas fica evidente que o projeto se tornou mais popular ao levar uma de suas executivas para traduzir o orçamento familiar e outros temas financeiros cotidianos em um programa global.∞


Izabela Vasconcelos é jornalista especializada em comunicação corporativa, com passagens por redações online e offline. Ao longo da carreira, atuou em empresas como Comunique-se, Deloitte, Cinermark e TÜV Rheinland do Brasil.

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