Campanhas nas redes sociais precisam ser fáceis para o usuário

A fast fashion sueca H&M está em uma onda de sustentabilidade e, para promover a linha Conscious e Conscious Exclusive, com peças feitas de seda e couro orgânicos, lançou a campanha Ever Conscious. Segundo a companhia, a ideia é criar um “efeito borboleta” no Instagram. As consumidoras são convidadas a postarem fotos delas mesmas na plataforma usando a hashtag #everconscioushm. Após a postagem, elas devem ir ao site da campanha e customizar uma borboleta com as cores e texturas que quiser e compartilhar pelas redes sociais.

A ideia em si me parece boa, a marca está querendo se destacar no mundo fast-fashion por ter atitudes mais sustentáveis e eco-friendy, estimulando o consumo consciente. Há uma campanha para que os consumidores levem à loja roupas que não usam mais. Eles ganham cupons de desconto e a loja doa as peças a instituições de caridade.

No entanto, o esquema da campanha eu achei um pouco complicado demais. Levar o consumidor ao Instagram e depois para o site acho que muita gente fica no meio do caminho e a ação pode não ter total efetividade. Encontrei poucas menções à hashtag #everconscioushm no Instagram quando busquei material para o post, na terceira semana de abril, o que me leva a concluir que toda ação que tem como premissa conteúdo gerado por consumidor precisa ser simplificada e respeitar a instantaneidade no uso das redes sociais.


Ana Carolina Barbosa (@ana2302) é sócia e diretora criativa da Cabrun! (@cabrunconteudos), agência de content marketing especializada em conectar marcas e pessoas por meio da gestão de conteúdos. É jornalista, especialista em mídias institucionais e em branding. Tem expertise no mercado de mídia e entretenimento, tendo atuado em publicações voltadas para o mercado audiovisual.

→ Veja todos os artigos de Ana Carolina Barbosa na Tracto.
 

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se