Home Técnicas Gestão de conteúdo A melhor opção ainda é WordPress para empresas que fazem conteúdo. Entenda por quê.

A melhor opção ainda é WordPress para empresas que fazem conteúdo. Entenda por quê.

3 min de leitura

A melhor opção ainda e WordPress para empresas que fazem conteúdoQuando nasceu, em 2003, era ferramenta para blogs pessoais. O cenário mudou. A melhor opção de CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) continua sendo WordPress para empresas de qualquer porte. Há pelo menos duas razões para você considerar usar essa plataforma em sua empresa: o sistema mais usado no mundo. E é gratuito.

Os dados são da Auttomatic, empresa proprietária do WordPress. Segundo pesquisa da W3 Techs, entre as empresas que possuem algum sistema de gerenciamento de conteúdo, a participação é ainda maior: 58,8%.

O idioma mais frequente entre os sites que adotam WordPress é o inglês (71%), seguido de espanhol (4,7%), língua indonésia (2,4%), português (2,3%), francês (1,5%), russo (1,3%), alemão (1,2%) e italiano (1%).

WordPress para empresas de grande porte

Por ser uma plataforma de código aberto, é gratuita, com custos mínimos adicionais — e opcionais. A AIT Magazine listou dez grandes empresas que usam a plataforma. Entre elas, figuram Coca-ColaLinkedInThe Wall Street Journal e Forbes, entre outras. WordPress para empresas grandes é uma opção frequente não pelo custo, mas pela usabilidade.

Ao acessar um site, você consegue saber se ele foi desenvolvido com WordPress. A ferramenta gratuita Guess mostra a linguagem e o framework usados para o desenvolvimento de qualquer site. Basta inserir a URL.

Em crescimento

Os números não são apenas grandes. Eles continuam crescendo. Na página de estatísticas do próprio WordPress, é possível acompanhar o volume de posts publicados dentro da plataforma WordPress.com, versão também gratuita que dispensa a instalação do programa em um servidor próprio. Como mostra o gráfico abaixo, o volume de novos posts triplicou em apenas cinco anos — de fevereiro de 2012 a fevereiro de 2017.

WordPress para empresas - posts entre 2006 e 2017
Enquanto o volume de posts cresce, o de comentários cai. O pico parece ter ocorrido em 2013, como sugere o gráfico.

WordPress para empresas - comentários entre 2006 e 2017

Isso não indica que as pessoas deixaram de comentar. Elas apenas migraram o hábito de comentar para redes sociais, especialmente o Facebook. Segundo a Zephoria, 510 mil comentários são publicados a cada segundo no Facebook.

Tempo real

Para quem for curioso, vale a pena dar uma olhada no mapa de atividades em tempo real.

WordPress para empresas -atividades em tempo real

Cada ponto representa um novo post, comentário ou curtida de uma amostra dos usuários de WordPress, que provavelmente representa o todo. A atividade é mais intensa na América do Norte e na Europa do que nos outros continentes.∞

Cassio Politi
Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

→ Siga no Twitter: @tractoBR.
→ Veja o perfil completo de Cassio Politi.
Veja mais posts em Gestão de conteúdo
Você tem autorização para republicar este post em seu site. As condições indispensáveis para isso são: (1) Dar o devido crédito para a Tracto; (2) Criar um link de seu site para este post.

Post relacionado

Escrever texto grande é mesmo fundamental para SEO?

Sites especializados em SEO costumam recomendar que você escreva texto grande. Segundo ele…