Blogs são instrumentos que facilitam a vida da empresa porque seus formatos não são engessados. Navegando por blogs americanos, é comum encontrar empresas que adotam uma dessas três maneiras de colocar seu conteúdo online.
1. Atualizado por um blogueiro contratado
Normalmente, o blogueiro é contratado pela empresa. Se ele for criativo, integra elementos de content marketing em seu diário de bordo. É o caso do blog da Amazon. Seu blogger se chama Jeff Barr. Ele mescla textos e vídeos que contêm entrevistas com especialistas em áreas variadas.
2. Atualizado por colaboradores
O Kodak: A Thousand Words sempre associa o assunto do post ao produto principal da empresa: fotografia. Um texto aborda, por exemplo, o fato de que o dia dos avós se aproxima ― e que relação isso tem com imagens. Outro noticia a morte de um antigo funcionário, fazendo-lhe uma homenagem com frases e fotos de seu acervo pessoal. Mas há um lado mais técnico do conteúdo. Em vídeos do YouTube, funcionários fala de questões técnicas dos produtos Kodak. A diversidade é, portanto, o ponto forte.
3. Atualizado por leitores
Algumas marcas abrem o espaço e deixam seus clientes conduzirem a conversa. O My Starbucks Ideas pede aos clientes que deem ideias. Eles dão, mas também aproveitam o espaço para fazer algumas reclamações. O saldo acaba sendo positivo. Os frequentadores do blog são na maioria fãs e até defensores da marca.∞