Você deve se lembrar da tragédia de Aurora, ocorrida em 23 de julho de 2012 na cidade de Aurora, próxima de Denver, no estado americano de Colorado. Um sujeito chamado James Holmes entrou armado numa sala de cinema, matou 12 pessoas e feriu 58. O caso chocou o mundo e, por isso mesmo, figurou entre os Trending Topics do Twitter com a hashtag #Aurora na ocasião.
Na mesma semana em que o crime ocorreu, longe dali, a loja online de roupas CelebBoutique.com, sediada no Reino Unido, fazia sua promoções de praxe no Twitter. Coincidentemente a peça abaixo, desenhada pela estilista Kim Kardashian, levava o nome Aurora.
Deveria ser apenas uma coincidência de nomes. Mas a conta oficial da loja no Twitter decidiu tuitar o post abaixo.
O tuíte afirma que o termo Aurora que aparecia nos trending topics dizia respeito ao vestido. Uma hora depois da publicação, a empresa apagou a postagem. Mas era tarde. O caso já tinha se espalhado pelo Facebook e pelo próprio Twitter.
A empresa tentou se desculpar publicando novos tuítes com pedidos de desculpas. Eis o que disse a empresa:
“Estamos incrivelmente tristes pelo nosso tuíte sobre o Aurora. Nossa área de relações públicas não é própria da empresa e não checou a razão pela qual o termo estava em destaque naquele momento. Nossos mídias sociais estavam totalmente desatentos à situação e simplesmente pensaram que fosse mais um trending topic. Removemos o tuíte tão insensível e, é claro, tomaremos mais cuidado no futuro, apurando aquilo que dizemos em nossos tuítes. Novamente, pedimos desculpas por qualquer ofensa. Não foi intencional e não ocorrerá novamente. Nossas mais sinceras desculpas por ambos: o tuíte e a situação”.
Abaixo, os tuítes na ordem em que foram publicados.
Webinar
Esta e outras nove mancadas em redes sociais foram tema de um webinar gratuito realizado pela Tracto na terça-feira (19).∞