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Escrever texto grande é mesmo fundamental para SEO?

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Sites especializados em SEO costumam recomendar que você escreva texto grande. Segundo eles, posts com 2 mil palavras ou mais têm mais chances de aparecer nos primeiros resultados da busca orgânica do Google.

No entanto, a Inc. Maganzine, dos Estados Unidos, questionou essa orientação no começo do mês. Assinado por John Hall, CEO da Influence & Co., o artigo se baseia numa análise de diversos textos produzidos por empresas. O autor classificou os posts em três faixas de tamanho:

  • Cerca de 500 palavras: é curto o suficiente pro leitor digerir bem, mesmo não sendo rico em detalhes.
  • De 600 a 800 palavras: tem um ótimo equilíbrio, uma vez que permite explorar bem um assunto e toma o mínimo de tempo do leitor.
  • Mil palavras ou mais: permite explorar um determinado tópico com profundidade.

Portanto, dependendo do objetivo do post, um texto com 500 a mil palavras é suficiente. Esse contraponto chega a ser um alento para redatores menos antenados em SEO, que normalmente fazem um questionamento sensato: “será que o público quer ler texto grande?”. A neurose por 2 mil palavras muitas vezes o obriga a escrever mais do que o leitor quer saber — tudo para satisfazer ao Google.

Texto grande: teste real

O Google usa, sim, a quantidade de palavras para ranquear textos. Mas não parece dar muito peso a esse quesito. Palavras-chave e backlinks ainda são muito mais importantes.

Observe, por exemplo, que o plugin de WordPress Yoast, referência em conteúdo para SEO, nada menciona sobre 2 mil palavras. O mínimo recomendado pelo aplicativo é 300 palavras. Seu foco é garantir que as palavras-chave estejam posicionadas em pontos fundamentais, como título, meta tags, legenda da foto etc.

Para tirar a prova, convém fazer um teste simples. Procure por um determinado termo seja concorrido. “Como instalar WordPress”, por exemplo. Perceba que nenhum dos cinco primeiros colocados chega a 2 mil palavras.

  1. WP Total: 1.239 palavras;
  2. WordPress: 528;
  3. Tecmundo: 715;
  4. Escola WP: 1.473;
  5. Kinghost: 275.

Repeti o teste com a busca por uma dúvida frequente de gramática: “como usar crase”. Eis o resultado:

  1. UOL: 727 palavras;
  2. Brasil Escola: 345;
  3. Exame: 385;
  4. Ache Concursos: 583;
  5. Tudo Sobre Concursos: 1.280.

Perceba que o grau de complexidade da informação buscada impacta diretamente o tamanho do texto. Um post que explica, por exemplo, como migrar um site de um servidor para outro tende a ser muito maior do que outro que explique como criar uma conta no Twitter, que é algo simples.

Em tempo: este post tem 522 palavras.

Público primeiro, SEO depois

Escrever é a arte de cortar palavras, disse um dia Carlos Drummond de Andrade. Nos idos de 2001, quando o jornalismo online começava a surgir no horizonte como uma tendência, eu dava aulas em cursos livres sobre o tema. Um palestrante frequente em nossos cursos era Vaguinaldo Marinheiro, então comandante da Folha Online. Ele costumava dizer:

“O texto deve ter o tamanho que ele merece.”

Essa frase nunca saiu da minha cabeça. Espero que não saia da sua.∞

Cassio Politi
Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

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