Home Técnicas Inbound Marketing Inbound marketing: Brasil já sofre com overdose de conteúdo

Inbound marketing: Brasil já sofre com overdose de conteúdo

2 min de leitura

overdose de conteúdoQuer entender o que é o content shock? Vou mostrar isso na prática. Baixei por duas semanas ebooks de 20 empresas que fazem inbound marketing — quase todas brasileiras — para ver o que aconteceria. Em apenas 13 dias, fui bombardeado por uma overdose de conteúdo. Foram 97 emails automáticos. Recebi mensagens até de empresas que nunca visitei, mas que não eram parceiras de alguma das minhas escolhidas.

Isso é o content shock: a oferta de conteúdo se torna maior que a procura por ele. É uma consequência inevitável da popularização do content marketing — ou marketing de conteúdo — e do inbound marketing.

Segundo a Kapost, todos os anos cresce 19,7% o número de empresas e pessoas fazendo conteúdo para se tornar formador de opinião. Mas o público, cresce só 2,5%. Ou seja, há quase oito vezes mais oferta do que procura por ele.

Como se destacar nesta overdose de conteúdo?

Como se destacar nessa competição? Fundador do site Convince & Convert e autor de dois best-sellers de marketing nos Estados Unidos, Jay Baer usa como resposta uma indagação provocativa:

“Você está fazendo conteúdo ou está fazendo a diferença?”

Não se trata de conteúdo em maior quantidade nem numa diversidade maior de canais. A questão é fazer conteúdo com qualidade.∞

Cassio Politi
Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

→ Siga no Twitter: @tractoBR.
→ Veja o perfil completo de Cassio Politi.

Veja mais posts em Inbound Marketing
Você tem autorização para republicar este post em seu site. As condições indispensáveis para isso são: (1) Dar o devido crédito para a Tracto; (2) Criar um link de seu site para este post.

Post relacionado

Snapchat ainda não decolou em anúncios e marketing de influência

O Social Media Examiner compilou dados que mostram um cenário preocupante para aquilo que …