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Inbound marketing: somente 4 em cada 10 empresas aumentam suas vendas

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Inbound marketing - somente 4 em cada 10 empresas aumentam suas vendas - Thumbnail desenhadoUm artigo da Forbes assinado pelo CEO da Sales Nexus, Craig Klein, coloca o dedo numa ferida oculta do inbound marketing. A promessa das ferramentas de automação de marketing para seus potenciais clientes é aumentar as vendas em 25%. Acontece que uma pesquisa da Email Monday mostra outra realidade.

O estudo entrevistou profissionais de marketing de empresas que usam automação nos Estados Unidos. Resultado: somente 8% dizem ter percebido aumento de vendas em alguma medida em até seis meses. Outros 32% perceberam também perceberam aumento, mas num período maior — de seis meses a dois anos. Isso significa que 60% não melhoraram sua performance em vendas.

Na visão do autor do artigo da Forbes, algumas boas práticas aumentam a chance de ficar no grupo dos 40%:

  1. Integração com CRM, ERP e outros sistemas.
  2. Identificação clara das buyer personas.
  3. Qualidade do conteúdo.
  4. Análise dos resultados para otimizar campanhas.
  5. Habilidade para relacionar automação de marketing diretamente à geração de receitas.

Do inbound marketing, use a ferramenta

O artigo da Forbes deixa um alerta para quem já pratica marketing de conteúdo. É preciso filtrar as promessas que as ferramentas de automação fazem. Elas costumam mostrar em seus sites inúmeros casos de sucesso, mas por razões óbvias omitem as que fracassaram e desistiram — o que, segundo a pesquisa, representa a maioria. Elas omitem também que uma vasta gama de clientes usa apenas a funcionalidade de email marketing, sem usar automação.

Por isso, a orientação é simples: use os conceitos de content marketing, e não de inbound marketing. São parecidos, mas diferentes. O content marketing se baseia na formação de uma audiência, que a marca busca fidelizar. E isso leva meses ou anos para acontecer. O inbound marketing, por sua vez, se baseia na formação de mailing, que a marca ataca comercialmente assim que puder. É um método de curto prazo, que demanda um esforço contínuo e infinito.∞

Cassio Politi
Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

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