Home Técnicas Buyer persona Conheça a história das buyer personas

Conheça a história das buyer personas

1 min de leitura

Se você acha que entrevistar clientes não é parte do processo de criação de buyer personas, saiba que você está completamente enganado. A história das buyer personas está no livro de mesmo nome de Adele Revella.

Ouça o conteúdo deste post no podcast de menos de 5 minutos. Basta clicar no botão play acima.

Tudo começou em 1983. O americano Alan Cooper começou a desenvolver um software de gerenciamento de projetos. Daí, então, ele decidiu entrevistar colegas que seriam os prováveis usuários do programa. As entrevistas resultaram na criação de uma usuária imaginária chamada Kathy. O nome foi escolhido em alusão a uma das pessoas entrevistadas. Em todas os projetos seguintes, Cooper fez o mesmo: entrevistou prováveis usuários e criou um usuário imaginário, mas com características reais.

Em 1998, Alan Cooper publicou o livro “Os loucos estão controlando o sanatório”. Foi ali que pela primeira vez foram mencionados os termos buyer persona (para avaliar o cliente antes da compra) e user persona (após a compra).

Buyer personas, portanto, nada mais são do que uma forma de você comunicar o que descobriu sobre o seu público. Se você não fizer entrevista, você nunca terá uma persona.

Ouça o Takeaways em outras plataformas

O podcast Takeaways é produzido pela Tracto diariamente. Traz insights retirados de livros, artigos, posts, palestras e entrevistas. O propósito deste post é apresentar o roteiro do programa e os links mencionados. Veja todas as edições do Takeaways publicadas na Tracto, com os arquivos em áudio incorporados. Você pode ouvir o Takeaways nas plataformas abaixo.∞

Assine o Takeaways no iTunes Assine o Takeaways no Stitcher Assine o Takeaways no SoundCloud

Cassio Politi

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto e diretor do Comunique-se. Publicou o primeiro livro sobre o content marketing em português em 2013. Foi eleito o profissional do ano em 2014 pela Digitalks. É desde 2014 jurado do Content Marketing Awards.


Veja mais posts em Buyer persona
Você tem autorização para republicar este post em seu site. As condições indispensáveis para isso são: (1) Dar o devido crédito para a Tracto; (2) Criar um link de seu site para este post.

Post relacionado

Nos círculos de influência, o desafio é alcançar amigos dos amigos dos defensores

Marketing de influência está crescendo. Mas será que devemos acreditar que todo influencia…