Home Definição de content marketing História do content marketing Content marketing: alguns exemplos com mais de um século de idade

Content marketing: alguns exemplos com mais de um século de idade

2 min de leitura

A história do content marketing reúne casos bem mais antigos do que a internet ou a própria mídia eletrônica. O livro Epic Content Marketing, de Joe Pulizzi, traz uma coletânea de casos — que você pode ouvir também no podcast Takeaways (basta clicar no botão play acima).

Ouça o conteúdo deste post no podcast de menos de 5 minutos. Basta clicar no botão play acima.

Entre esses casos, estão:

  • 1895; a fabricante de equipamentos agrícolas Deere & Company, fundada por John Deere, criou a revista “The Furrow Magazine“, ainda hoje em circulação. É o caso mais antigo da história do content marketing.
  • 1900: O Guia Michelin de manutenção de carros começou a circular na França. Em 1926, se tornou guia de restaurantes.Hoje: avalia anonimamente restaurantes em diversos países.
  • 1904: A gelatina Jell’O lançou o seu livro de receitas. Dois anos depois, a iniciativa gerou US$ 1 milhão de faturamento.
    Hoje a marca pertence à Kraft.
  • 1932: a Procter & Gamble lançou um programa de radionovelas com o nome de soap opera (algo como ópera do sabonete em português). O sucesso foi enorme. Para se ter uma ideia, até hoje as novelas são chamadas de soap opera.
  • 1987: a marca de brinquedos Lego lançou a revista Brick Kicks.
  • 2004: a Microsoft lançou o canal de vídeo online Channel 9 para se comunicar diretamente com programadores.
  • 2011: a Coca-Cola transforma seu site em uma revista digital. Contrata uma equipe de 40 redatores para publicar conteúdo baseado em curadoria.

Ouça o Takeaways em outras plataformas

O podcast Takeaways é produzido pela Tracto diariamente. Traz insights retirados de livros, artigos, posts, palestras e entrevistas. O propósito deste post é apresentar o roteiro do programa e os links mencionados. Veja todas as edições do Takeaways publicadas na Tracto, com os arquivos em áudio incorporados. Você pode ouvir o Takeaways nas plataformas abaixo.∞

Assine o Takeaways no iTunes Assine o Takeaways no Stitcher Assine o Takeaways no SoundCloud

Cassio Politi

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto e diretor do Comunique-se. Publicou o primeiro livro sobre o content marketing em português em 2013. Foi eleito o profissional do ano em 2014 pela Digitalks. É desde 2014 jurado do Content Marketing Awards.


Este post foi publicado originalmente em 24 de novembro de 2014 e atualizado em 4 de setembro de 2017.
Veja mais posts em História do content marketing
Você tem autorização para republicar este post em seu site. As condições indispensáveis para isso são: (1) Dar o devido crédito para a Tracto; (2) Criar um link de seu site para este post.

Post relacionado

Nos círculos de influência, o desafio é alcançar amigos dos amigos dos defensores

Marketing de influência está crescendo. Mas será que devemos acreditar que todo influencia…