Blog como tática de content marketing: atributos e tendências

Quando o primeiro site composto por uma sequência de informações em ordem decrescente de data foi ao ar, em 1997, provavelmente não dava para imaginar o que este modelo provocaria. Apenas dois anos mais tarde, em 1999, a PyraLabs lançou a primeira versão de sua plataforma: o Blogger. Desde então, ninguém precisa entender HTML e FTP para compartilhar conteúdo na web.

Quinze anos depois, o blog ainda é a forma mais simples e eficiente para se construir um site, e isso pode ser comprovado a partir da popularidade do WordPress, sistema lançado há dez anos: a cada cinco sites publicados na web, um utiliza este sistema para gerenciar seu conteúdo.

O gráfico abaixo apresenta a análise do blog como plataforma em oito aspectos: alcance, audiência, identidade, brand equity, posicionamento, resultados, otimização e análise.

Blog como ferramenta de content marketing

Tendência
Desde 2006, aparecem artigos vaticinando a “morte dos blogs”. De fato, sempre que uma nova ferramenta aparece como “a última grande novidade”, veteranos como o Blogger parecem ultrapassados. No entanto, quando bem elaborado, o blog ainda é a melhor forma de se construir um repositório informativo facilmente indexado na web. Ao mesmo tempo, serviços lançados recentemente – como Ghost ou Medium – demonstram o poder dos bons textos.

Baixe o e-book
Este texto foi extraído do e-book “Táticas de Content Marketing: Atributos e Tendências 2014“, de autoria de André Rosa e Cassio Politi. Você pode baixar o e-book gratuitamente aqui: http://tracto.me/taticas2014.

Você pode, ainda, ler o conjunto de matérias publicadas em nosso site sobre os atributos e tendências de cada tática.

O conteúdo do e-book foi apresentado em um webinar no dia 22 de janeiro de 2014, cujo áudio foi transformado no podcast que você pode ouvir abaixo.∞

 

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