Black Friday: lojas americanas lamentam, e-commerce comemora e Brasil faz “black fraude”

Parte dos varejistas brasileiros tentou aplicar um golpe nos consumidores no final de novembro, quando se realizou internacionalmente a Black Friday. O evento nasceu nos Estados Unidos. É celebrado na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças e abre a temporada de compras de fim de ano. Empresas oferecem descontos enormes. Filas se formam nas portas das grandes lojas por todo o país.

Neste ano, as lojas físicas dos Estados Unidos registraram queda de 1,8% nas vendas em comparação com 2011. Circulou nos cadernos de Economia dos jornais americanos a hipótese de que muitas pessoas optaram por fazer compras no feriado. Pagaram mais caro, mas se livraram das filas.

No entanto, a real explicação talvez esteja no âmbito online. Enquanto as lojas físicas lamentaram, as virtuais comemoraram o aumento de 17,4% nas vendas na quinta-feira e 20,7% na sexta-feira negra em comparação com as datas correspondentes no ano passado. Os dados são do IBM Smarter Commerce. Outro número que impressiona: um em cada cinco consumidores optou por um produto da Apple.

O Brasil incorporou a data há dois anos. Em 2012, lojistas espertalhões subiram os preços durante a semana para baixá-los na sexta-feira (23). Mas falhou a tentativa de enganar os consumidores, que perceberam a falsidade do desconto. Resultado: no Twitter, ganhou destaque a hashtag #BlackFraude.∞

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

→ Siga no Twitter: @tractoBR.
→ Leia os artigos de Cassio Politi na Tracto.
→ Veja o perfil completo de Cassio Politi.