Atrair público é o desafio de quem realiza webinars

Poucas ferramentas são tão eficientes quanto o webinar para gerar uma real proximidade do público com a marca. Aquela que for capaz de entregar conteúdo útil por meio de um seminário online ganhará a confiança do público e passa a ser lembrada por ele.

Atrair pessoas para um webinar não é fácil mesmo sabendo que se trata de um evento gratuito. A geração de interessados se faz quase sempre por meio de convite por e-mail. Portanto, ter um bom mailing é o ponto de partida.

Mike Agron (@WebinarReady), do Web Attact, disse na semana passada que a maior parte dos inscritos vem de convites por e-mail. Poucos vêm de outras fontes variadas, como Linkedin, Google, link de site etc. É o que mostra o gráfico abaixo.

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Para saber se sua comunicação por e-mail está eficiente, faça uma conta simples. Busque nos seus relatórios de e-mail o número de pessoas que clicaram no link que leva para a página de inscrição. Divida a quantidade de inscritos por esse número. O resultado dessa conta será o seu CTR (sigla de click thru ratio — taxa de cliques, em português). É esperado que você alcance CTR entre 15% e 30%.

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Mas atenção: o desafio não termina quando se consegue um número relevante de inscritos. De cada dez pessoas que preenchem o formulário de inscrição, a expectativa é de que entre quatro e seis realmente compareçam.

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Eventos noturnos são os que normalmente registram a menor conversão. Os períodos da manhã e da tarde são, portanto, os mais indicados.

Para minimizar a quantidade de ausentes em qualquer período, envie aos inscritos lembretes por e-mail, começando na véspera até momentos antes do início.

Apresentação
O conteúdo deste artigo foi tema do webinar realizado nesta terça (28). A apresentação está disponível para download gratuito no canal da Tracto no SlideShare.∞

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

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