Assessoria de imprensa não é mais a principal função das assessorias [podcast]

Selo Podcast Content Marketing Brasil - 800x249px

A pesquisa “Agências de Comunicação: Funções e Atribuições em 2015”, que realizamos aqui, na Tracto, com 201 agências brasileiras, mostrou que assessoria de imprensa não é mais a principal função das empresas que chamamos de assessorias de comunicação. Esse foi o tema principal da edição #12 do podcast Content Marketing Brasil, que você ouve abaixo.

O estudo mostra que as agências atuam muito mais  numa mescla de estratégia de comunicação com produção de conteúdo para plataformas diversas — redes sociais, inclusive.

Assessoria de imprensa não é mais a principal função das assessorias

Outras conclusões do estudo, cujo relatório completo será apresentado em março, são:

• Agências com mais de 20 colaboradores assumem com mais frequência (92%) o papel de estrategista do que agências menores (82%).
  • A pesquisa anual do Content Marketing Institute de 2015 mostrou que há forte correlação entre documentar a estratégia e obter resultados efetivos. Pois bem, 89% das agências brasileiras atendem esse requisito documentando o plano de comunicação de seus clientes em alguma medida.
  • A construção de personas é tida como uma das atividades fundamentais de branded content. No entanto, somente 42% das agências brasileiras entrevistam o público-alvo.
  • Entre as empresas que entrevistam os públicos-alvo de seus clientes, os serviços mais prestados são: estratégia (88%), redes sociais (88%) e outros canais (82%).
  • Considerada uma forte tendência para 2015, a mídia vídeo é utilizada por apenas 36% das agências.
  • As agências utilizam, em média, três indicadores de resultados para cada cliente.
  • Apenas 14% das empresas que atualizam redes sociais abrem mão de aferir resultados.

A presença maciça de redes sociais na entrega das agências nos leva a uma reflexão sobre a diferença (e a relação) entre content marketing e social media marketing. Em seu último livro, intitulado Epic Content Marketing, publicado em 2013, o papa do content marketing mundial, Joe Pulizzi, define assim os dois conceitos:

• Social media marketing tem dois objetivos essenciais. O primeiro é brand awareness, que consiste na consciência (ou lembrança) da existência da marca. O segundo é retenção e satisfação do cliente.
  • Content marketing tem como foco prioritário gerar clientes ou potenciais clientes, também conhecidos como ‘leads’.

Vida útil das postagens
Outro tópico que abordamos no podcast é este: gigante de desenvolvimento de softwares SAP publicou em seu blog a vida útil de posts em diferentes plataformas. Eis os resultados:

• Twitter: 2,8 horas.
  • Facebook: 3,2 horas.
  • StumbleUpon: 17 dias.
  • Pinterest: 30 dias.

Sinceramente, temos grande dúvida sobre a validade desses dados para toda empresa. Nossa visão é de que a validade precisa ser analisada caso a caso. Mas vale a publicação.

O estudo sugere, ainda, que uma mesma publicação seja compartilhada novamente várias vezes, obedecendo à seguinte tabela:

Quantas vezes repulbicar um post

A SAP usou dados de estudos da Column Five, da Veneture Beat e do Buffer.

Como ouvir
Ouça o Podcast Content Marketing Brasil em seu smartphone ou tablet. Clique sobre os aplicativos abaixo para obter mais informações.∞

Sobre os autores
André Rosa e Cassio Politi são grandes amigos e constituem a espinha dorsal do conteúdo da Tracto. Divergem em quase todos os pontos de vista – e se divertem com isso. Só convergem na escolha do restaurante: comida japonesa, pizza ou uma boa churrascada são as escolhas conjuntas mais frequentes.

Ambos se formaram em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero no final dos anos 90 e foram estagiários do jornal A Gazeta Esportiva no mesmo período. Mas tiveram contato apenas superficial naquela época. Em 2003, uniram forças nos cursos livres da Revista Imprensa. De lá, migraram juntos para o Comunique-se, onde comandaram a Escola de Comunicação, e depois vieram para a Tracto. Já ministraram cursos em 25 estados brasileiros.

André é professor universitário e doutorando em Comunicação pela Metodista. Cassio é autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados e é o único jurado brasileiro do Content Marketing Awards, principal prêmio do mundo relacionado a essa atividade. Desde 2012, conduzem juntos webinars da Tracto. Em 2015, passaram a fazer juntos o Podcast Content Marketing.

André Rosa
Twitter: @andremarmota.
Veja seus artigos na Tracto.
Cassio Politi
Twitter: @tractoBR.
Veja seus artigos na Tracto.

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se