As verdades em que o Google sempre acreditou [podcast]

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“O Google sabe os sites que você procura, o Google sabe as notícias que você lê, o Google sabe as imagens que você busca, o Google conhece seus grupos de interesse, o Google sabe o que você compra, o Google sabe que anúncios chamam sua atenção… o Google sabe onde você mora… o Google está no seu computador e no seu telefone, o Google sabe que livros você lê e que filmes você assiste, o Google sabe quem são seus amigos… o Google sabe tudo sobre quem visita o seu site, o Google vê as suas imagens, o Google ouve as suas conversas, o Google lê os seus emails… Você está preocupado com a sua privacidade ou somente feliz pelas bênçãos recebidas?”

A preocupação de Nemo Nox, blogueiro pioneiro, num texto de quase dez anos, serviu de inspiração para o tema central do nosso podcast, que você ouve logo abaixo.

Crenças eternas
Em seu site corporativo, o Google tem o saudável hábito de listar suas crenças. O curioso é que elas foram elaboradas quando o Google era um projeto recém-nascido.

E aqui está a lista das dez verdades do Google. Você concorda com todas? Questiona alguma?

  1. Concentre-se no usuário e tudo mais virá.
  2. É melhor escolher uma coisa e fazê-la muito bem.
  3. Rápido é melhor que devagar.
  4. A democracia funciona na Web.
  5. Você não precisa estar em sua escrivaninha para precisar de uma resposta.
  6. É possível fazer dinheiro sem fazer o mal.
  7. Sempre haverá mais informações.
  8. A busca por informações cruza todas as fronteiras.
  9. É possível ser sério sem usar terno.
  10. Excelente ainda não é o suficiente.

Quem cuida do conteúdo?
Entre dez estatísticas pinçadas pelo site Kapost, uma se destaca: 86% das empresas com alta performance em content marketing têm um profissional dedicado à estratégia de conteúdo. Outro dado interessante: 56% dos profissionais que gerem conteúdo utilizam algum tipo de gerenciador de workflow (fluxo de trabalho).

2015 em diante
A pesquisa Digital Trends Briefing 2015 apontou que experiência do consumidor, content marketing e mobile são as tendências mais fortes e em maior crescimento para este ano. O gráfico abaixo mostra a mais emocionante oportunidade em 2015 (barra azul) e nos próximos cinco anos (laranja). Curiosamente, personalização e big data são oportunidades com otimismo maior para o futuro do que para o presente. E, mais uma vez, social media pinta como uma onda passageira.

Why the future of marketing is already here

O estudo, que ouviu mais de 6 mil profissionais de marketing e internet, foi feito em parceria pelo site E-Consultancy com a Adobe. Esses resultados sugerem que uma marca precise muitas vezes reunir quatro ou cinco agências de comunicação, cada qual cim a sua especialidade específica, e criar uma só mensagem.

Na agência X Comunicação, de São Paulo, Viviana Toletti pensa as mídias apoiadas em quatro pilares: paga, espontânea, social e própria.

“No mundo ideal, as quatro agências sentam e fazem uma criação conjunta. Mas no mundo real o grande perigo mora aí. Vem a agência de PR e fala que as mensagens são tais e que o caminho é esse.  Mas se sabe que na paralela está se desenhando uma campanha publicitária para alguma das marcas e que vai haver um conceito próprio. É aí que está o desafio: adequar o meu planejamento de PR a essa campanha para que a mensagem seja verdadeira.”

Como ouvir
Ouça o Podcast Content Marketing Brasil em seu smartphone ou tablet. Clique sobre os aplicativos abaixo para obter mais informações.∞

Sobre os autores
André Rosa e Cassio Politi são grandes amigos e constituem a espinha dorsal do conteúdo da Tracto. Divergem em quase todos os pontos de vista – e se divertem com isso. Só convergem na escolha do restaurante: comida japonesa, pizza ou uma boa churrascada são as escolhas conjuntas mais frequentes.

Ambos se formaram em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero no final dos anos 90 e foram estagiários do jornal A Gazeta Esportiva no mesmo período. Mas tiveram contato apenas superficial naquela época. Em 2003, uniram forças nos cursos livres da Revista Imprensa. De lá, migraram juntos para o Comunique-se, onde comandaram a Escola de Comunicação, e depois vieram para a Tracto. Já ministraram cursos em 25 estados brasileiros.

André é professor universitário e doutorando em Comunicação pela Metodista. Cassio é autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados e é o único jurado brasileiro do Content Marketing Awards, principal prêmio do mundo relacionado a essa atividade. Desde 2012, conduzem juntos webinars da Tracto. Em 2015, passaram a fazer juntos o Podcast Content Marketing.

André Rosa
Twitter: @andremarmota.
Veja seus artigos na Tracto.
Cassio Politi
Twitter: @tractoBR.
Veja seus artigos na Tracto.

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