As pessoas usam redes sociais diferentes para finalidades diferentes

Quando querem conversar com amigos e familiares, as pessoas usam mais o Facebook. Para contatos de negócios, vão para o LinkedIn. Para interagir com experts, o Twitter é a opção mais frequente.

Estas são algumas das conclusões a que chegou a pesquisa “A Network For Every Interest”, realizada pela IPG Media Lab, empresa com sede em Nova York e San Francisco, nos Estados Unidos. O estudo envolveu pesquisas quantitativa (questionário online para 500 respondentes) e qualitativa (entrevistas em profundidade com oito usuários de múltiplas plataformas).

Para profissionais de content marketing, o gráfico que mais interessa é provavelmente o que mostra a plataforma preferida para cada tipo de conexão.

Pesquisa IPG Media Lab - Plataforma mais usada para tipo de conexao

A recomendação ao profissional de content marketing é escolher assertivamente as plataformas que vai usar de acordo com o perfil do público a que seu conteúdo se destina. Nesse momento, a técnica de construção de personas tende a ser especialmente útil.

Seis em cada dez pessoas admitem que usam redes sociais variadas para os diferentes perfis que as cercam.

Pesquisa IPG Media Lab - conecto com pessoas e marcas por plataformas diferentes

Os dados se baseiam no comportamento do público norte-americano. É importante observar que há variações para as preferências do brasileiro. Um exemplo é o Pinterest, muito mais popular nos Estados Unidos do que no Brasil. Mesmo assim, vale a pena dar uma olhada na rede social mais usada para cada tipo de interesse.

Pesquisa IPG Media Lab - Plataforma mais usada para cada interesse

Nessa mesma linha, os usuários assumidamente escolhem canais diferentes para assuntos distintos.

Pesquisa IPG Media Lab - Pesquisa IPG Media Lab - Diferentes plataformas são adequadas para diferentes fins

Quem está em uma rede social normalmente está em outras. A maioria (56%) tem até quatro contas ativadas. Praticamente ninguém está em uma plataforma só.

Pesquisa IPG Media Lab - As pessoas usam plataformas diferentes para finalidades diferentes

O relacionamento com as marcas não é formado apenas de ações positivas, como curtidas e ganho de seguidores. As pessoas administram seus contatos e de tempos em tempos fazem uma faxina nas suas listas. Isso significam que deixam de curtir ou seguir marcas quando perdem o interesse pelo conteúdo delas.

Pesquisa IPG Media Lab - curtidas e descurtidas

O relatório do estudo pode ser acessado e baixado gratuitamente (em PDF, em inglês).∞

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